27/04/2024

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Idep qualifica profissionais para atuarem no Turismo em Rondônia

02 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Diante do avanço do setor turístico em Rondônia, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) oferta cursos voltados a ocupações dessa área para atender às demandas do segmento, que tem um amplo impacto na economia  com a geração de emprego e renda.

O Curso Técnico em Eventos integra o eixo tecnológico Turismo, Hospedagem e Lazer

Entre os cursos técnicos oferecidos pela instituição de ensino profissionalizante, no eixo tecnológico Turismo, Hospedagem e Lazer estão: Técnico em Hospedagem, Técnico em Eventos e Técnico em Guia de Turismo.

O formando do curso Técnico em Eventos, Judson Jorge Gonçalves da Silva, morador da Vila Tupi, em Porto Velho, ficou mais motivado depois que passou pela sala de aula do Idep. “Trabalho na área da Cultura e o curso foi excelente porque me proporcionou um conhecimento profundo sobre a área de eventos”, salientou.

No novo cronograma, lançado na quinta–feira, (29), estão sendo disponibilizados o Curso Técnico em Hospedagem e Técnico em Eventos, cujas inscrições podem ser realizadas no site: https://rondonia.ro.gov.br/idep/, até o dia 14 de março.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Atuação do Idep foi destacada no Encontro de Gestores Municipais, realizado em Pimenta Bueno

Com o objetivo de se inteirar das novas demandas do setor turístico local, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira participou nesta semana do II Encontro de Gestores Municipais de Turismo de Rondônia, realizado no município de Pimenta Bueno.

Durante o evento, o governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da qualificação para a indústria do Turismo, por meio do Idep, tendo em vista a necessidade de capacitar profissionais para receber os turistas que vêm conhecer as potencialidades do Estado.

O superintende Estadual de Turismo, Gilvan Pereira, também reconheceu a importância da profissionalização na cadeia produtiva do Turismo. “Rondônia só contava com três guias de turismo cadastrados no Ministério do Turismo em 2019. Depois dos cursos ofertados pelo Idep esse número aumentou significativamente, a capacitação profissional incentiva a quem tem interesse em atuar no setor”, pontuou.

Além desses dois cursos técnicos, que estão com matrículas abertas, o Idep realiza cursos de iniciação e qualificação profissional, periodicamente, tais como:

• Camareira e Meios de Hospedagem;
  • Logística em Eventos;
  • Marketing de Eventos;
  • Técnica de Recepção;
  • Teoria e Técnica em Eventos;
  • Tipologia de Eventos; e
  • Inglês e Espanhol com foco em Turismo.

Mais dois cursos serão lançados ainda neste ano: Turismo Receptivo e Marketing do Turismo.

Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque

Capacitação, Cidadania, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Porto Velho, Porto Velho, Turismo