Governo de Rondônia
28/04/2024

ABAITARÁ

Idep forma no próximo sábado a turma de 2019 do Curso de Agroecologia em Rondônia

27 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes indígenas participam de oficina de agroecologia em Pimenta Bueno

Em ato programado para a sede do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec), o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) formará no próximo sábado (30), às 19h, a turma de 31 alunos do Curso de Agroecologia em 2019, na sede do Centro, KM 32 da rodovia RO-010, em Pimenta Bueno.

São alunos indígenas e ribeirinhos das seguintes localidades: Baía das Onças, Bom Jesus, Deolinda, Igarapé Lage, Ribeirão, Sagarana, Sotério e Urussari.

A maioria dos estudantes desta escola é oriunda de 38 municípios e nove comunidades indígenas.

O Idep, uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e órgão gestor da política de educação profissional do Estado.

Os formandos poderão atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria agrícola, instituição de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Comércio do agronegócio, Indústrias de insumos agropecuários, cooperativas e associações rurais, profissional autônomo e empreendimentos próprio.

O curso é aprovado pelo Conselho Superior do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia desde 2017.

A escola funciona em regime de internato, com o sistema de ensino subsequente e integrado, com duração dos cursos de 1 a 3 anos para a formação de técnicos em agroecologia, agropecuária e agronegócios.

Para estudar no Centec, o aluno tem que ter concluído o Ensino Fundamental II e submeter-se ao processo de seleção. Ali ele encontrará mais de 60 profissionais técnicos qualificados, especialistas, mestres e doutores.

A formatura dessa turma contará com a presença do secretário de Educação Suamy Vivecananda; da presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira; da diretora pedagógica, Eline Silva Costa; e da diretora do Centec, Telma Aparecida Pinto.

Mais duas colações de grau estão previstas para o próximo dia 19 de dezembro: dos cursos de agropecuária e agronegócios, em integração com o Ensino Médio. São alunos das regiões de Cacoal, Porto Velho, Zona da Mata, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, e de Vilhena.


Fale com o Idep

idep@seduc.ro.gov.br


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo