Governo de Rondônia
20/04/2024

Idaron cadastra viveiro de muda clonais de café em Buritis

10 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Produção de mudas sadias e bem desenvolvidas é um fator de extrema importância para qualquer cultura, principalmente, para aquelas que apresentam caráter perene, como é o caso do cafeeiro.  Visando em proteger o consumidor de mudas os fiscais da Agência Idaron realizaram na semana passada um cadastro do Viveiro de Mudas clonais de café na região de Buritis.

 

Com o intuito de proteger o produtor e consumidor de mudas contra material propagativo sem garantia sanitária, de acordo com a Lei Federal nº 10.711/2003 e o Decreto nº 5153/2004, bem como a Lei Estadual nº 2116/2009 e Decreto nº 14653/2009, que estabelecem o cadastro de viveiros produtores ou comerciantes de mudas junto a Agência Idaron, bem como registro junto ao Ministério da Agricultura, através da inscrição no Registro Nacional Sementes e Mudas (RENASEM).

O consumidor não deve ser  lesado ao adquirir mudas de viveiros irregulares, além de apresentar um serio risco a economia do Estado e ao meio ambiente, pois os mesmos não apresentam origem. “A Defesa Agropecuária vem realizando seu papel, que é assegurar que os insumos utilizados são adequados, que o fluxo estadual, nacional e internacional de plantas e animais não compromete o status sanitário de um país e garante que os produtos finais atendem aos padrões de qualidade”, assegura o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

Qualidade

Um dos viveiros fiscalizado terá a capacidade para produção e comercialização anualmente de 500 mil mudas clonais de café conilon.

 

O café clonal ou café conilon é uma nova variedade de café produzido com as pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e alguns produtores foram selecionados na região de Buritis para essa produção.

 

Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da Ulsav de Buritis, João Pinto Junior Leite Ramalho,  a uma enorme carência de oferta de mudas produzidas com tecnologia que garanta a qualidade e, consequentemente, assegure o fortalecimento econômico da exploração.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Idaron
Fotos: Arquivo/Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo