30/04/2024

Grupo de Trabalho discute devolução de embalagens no Estado

12 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

imagem1

O Grupo de Trabalho(GT) de embalagens vazias de agrotóxicos no Estado de Rondônia iniciou uma série de visitas e reuniões nas Unidades de recebimento do Estado com as diretorias das Associações que gerenciam os postos de recolhimento. Participaram representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV); e, Associação das Revendas de Produtos Agroquímicos de Cacoal e Região (Arpacre), responsável pela central de recebimento de embalagens.

Essas reuniões visam levantar inconformidades existentes; estabelecer parcerias para a realização das atividades do Dia Nacional do Campo Limpo; implementar o sistema de adoção de Postos pela Central de Recebimento; atender os critérios para licenciamento e educação ambiental; e, incluir novos postos ao Sistema Único de Devolução de Embalagens Vazias (Sude).

Na primeira etapa, o GT esteve reunido com os representantes dos Postos de Porto Velho, Ariquemes, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste e Ouro Preto do Oeste. A programação de visitas prossegue do dia 17 ao dia 21 com reuniões nos postos de recebimento de Alta Floresta do Oeste, Nova Brasilândia do Oeste, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Vilhena. Já o posto de Pimenta Bueno receberá o GT no dia 02 de abril.

Após as visitas, o GT se reunirá com todos os representantes de postos do Estado para avaliar os resultados das situações apresentadas, em uma reunião semestral a ser realizada em abril. Segundo a coordenadora regional de operações do inpEV em Rondônia e Mato Grosso, Rosangela Soto, “essa ação é parte do trabalho diário de todos os elos do programa para atuar por uma agricultura sustentável”.

Atualmente Rondônia possui 13 postos de recolhimento e mais a Central em Cacoal. Nos locais distantes a mais de cem quilômetros de um posto, a Idaron realiza campanhas de recolhimento volantes em parcerias com outros órgãos, como Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO) e Secretarias Municipais de Agricultura.
imagem2

Agropecuária