Governo de Rondônia
25/04/2024

SEGURANÇA RURAL

Governo lança Programa de Segurança Rural com georreferenciamento na região da Ponta do Abunã

20 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Programa de Segurança Rural garante celeridade no atendimento nas regiões 

Para dar mais segurança aos moradores da área rural de Rondônia, o Governo do Estado com ações da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, criou o Programa de Segurança Rural que agiliza o atendimento de ocorrências por meio da tecnologia. Esse programa acontece em parceria com a sociedade civil organizada, através de uma iniciativa público privada e já está em operação desde o dia 6 de maço de 2023, em Porto Velho, nos distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia; trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa fortalece as ações do governo voltadas para a área rural e dá a garantia para que o produtor possa ter um ambiente seguro para morar e desenvolver suas atividades econômicas. “Nosso compromisso é oferecer tanto à área rural quanto à urbana mais qualidade de vida, principalmente no quesito segurança pública, fazendo com que a polícia esteja ainda mais presente”, destacou.

EQUIPAMENTOS

A Polícia Militar utiliza equipamentos modernos e coleta os dados dos moradores, das propriedades, dos funcionários e também realiza mapeamento de maquinários e equipamentos agrícolas. Os dados são lançados em um sistema e cada propriedade recebe uma placa de identificação; em caso de urgência, o produtor aciona a polícia, informa o número e a coordenada geográfica para agilizar o atendimento.

O comandante regional de policiamento, coronel Robson Brancalhão, afirmou que esse programa é inovador e inclui a participação dos moradores dessa região diretamente em contato com a polícia. “O mapeamento das regiões, organização dos conselhos de segurança rural, a criação de grupos para troca de mensagens entre os vizinhos e eventuais pedidos de socorro são essenciais e facilitam o trabalho da polícia na entrega de uma rápida ação de resposta”, ressaltou.

CELERIDADE

O Programa de Segurança Rural é feito junto com a sociedade e traz mais qualidade de vida aos moradores das áreas. O Governo do Estado por meio da Sesdec tem acompanhado e dado o suporte para que a polícia desempenhe de forma rápida e ágil o trabalho de combate ao crime.

O Secretário da Sesdec, Felipe Vital, reforçou que além do atendimento às ocorrências de possíveis crimes na área rural, o dever do Estado é criar métodos que inibam e/ou evitem tais práticas criminosas. “Nossa missão é entregar aos cidadãos segurança pública eficaz para que eles tenham tranquilidade para trabalhar, cuidar da família e de seus bens. O trabalho da polícia é, além de combater o crime, agir de forma ostensiva e preventiva, por isso o governo investe em tecnologia e equipamentos de última geração”, ressaltou Vital.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Priscila Souza
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Governo, Governo Fez e Faz, Segurança, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo