Governo de Rondônia
23/11/2024

AÇÃO ESTRATÉGICA

Governo federal lança Plano Nacional de Defesa Agropecuária

06 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Presidente Dilma Rousseff no lançamento do Plano de Defesa Agropecuário

Presidente Dilma Rousseff no lançamento do Plano de Defesa Agropecuária

No intuito de implementar ações que evitem ou combatam pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos brasileiros, foi lançado pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (06), o Plano Nacional de Defesa Agropecuária. A cerimônia contou com a presença de ministros, parlamentares, associações agrícolas, representantes dos Estados e sociedade civil.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, elencou seis eixos de atuação do órgão, que são eles: modernização e desburocratização, marco regulatório, suporte estratégico, sustentabilidade econômica da defesa agropecuária, metas de qualidade e avaliação e monitoramento do Plano.

Para a ministra, é preciso agilizar e reduzir a burocracia na tomada de decisões regulatórias para dar competitividade ao produto nacional. Um dos objetivos da pasta é simplificar normas e procedimentos para a observância da legislação de modo a criar condições para a instituição de um Código de Defesa Agropecuário.

A presidente Dilma falou sobre a desburocratização dos processos agropecuários em apoio à produção familiar, com um combate e prevenção de pragas nos rebanhos a intenção do governo federal é  aumentar a renda do pequeno produtor.

Foi assinado pela presidente Dilma e representantes estaduais, o termo de criação da área denominada Matopiba, que abrange territórios dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e tem como objetivo aprimorar políticas de investimento nestes Estados.

Durante o evento foi citada a meta de erradicar a febre aftosa no ano de 2015. A ministra mencionou as dificuldades no combate à doença na região norte. Para que a região seja considerada como zona livre de febre aftosa é preciso eliminar a os focos da doença nos Estados do Amazonas, Roraima e Amapá. Também foram citados os combates a nível nacional da influenza aviária, peste suína clássica, brucelose e tuberculose, entre outros.

O Estado de Rondônia tem feito um trabalho junto ao governo boliviano onde já avançou mais de 150 Km em seu território, custeando vacinação e até mesmo fazendo cerca. O objetivo é manter a carne rondoniense livre das doenças, por seu valor na economia estadual.

Também estiveram na reunião os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Ecologia, Economia, Meio Ambiente


Compartilhe


Pular para o conteúdo