Governo de Rondônia
27/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Governo do Estado amplia utilização de mão de obra de reeducandos em Termo de Cooperação com Sepat

21 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Sepat vai utilizar mão de obra de reeducandos em regime semiaberto

Com o intuito de promover a reinserção social e reduzir os índices de reincidência criminal, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat e Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia – Sejus, firmou nesta quinta-feira (21), um Termo de Cooperação com o Fundo Penitenciário do Estado de Rondônia, para a utilização de mão de obra de reeducandos em regime semiaberto.

O secretário da Sepat, David Inácio explicou que, o Termo de Cooperação tem como objetivo incentivar a capacitação e o trabalho dos reeducandos, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir experiência profissional e renda, além de contribuir para a sua ressocialização. “Ao promover a capacitação e o trabalho dos reeducandos, evita-se que eles retornem ao mundo do crime após o cumprimento de suas penas. Dessa forma, contribui-se para a redução da criminalidade e para a promoção da segurança pública”, ressaltou.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a utilização da mão de obra dos reeducandos traz diversos benefícios à sociedade como um todo. Em primeiro lugar, proporciona a possibilidade dos presos se sentirem úteis e capacitados, o que contribui significativamente para a sua reinserção social. “O trabalho desenvolvido pelos reeducandos possibilita uma economia para o Estado, uma vez que é uma forma de reduzir os gastos com a contratação de serviços terceirizados. Nosso projeto atende mais de duas mil vagas no Estado”, disse.

A ressocialização de presos é um tema importante e deve ser incentivado e apoiado por toda a sociedade. A parceria entre a Sepat e o Fundo Penitenciário do Estado de Rondônia é um passo importante nesse sentido, demonstrando a preocupação em oferecer oportunidades e condições para que os reeducandos possam se reintegrar à sociedade de forma digna e produtiva.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Larysse Rodrigues /Gilberto Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Regularização Fundiária, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo