MANUTENÇÃO

Governo de Rondônia recupera ponte de madeira sobre o rio Vermelho na RO-135 entre Vila Marcão e Porto Rolim do Guaporé

01 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A ponte possui 25 metros de extensão e foi recuperada com brevidade

A ponte de madeira no quilômetro 29 da rodovia RO-135, sobre o rio Vermelho entre Vila Marcão e Porto Rolim do Guaporé, no município de Alta Floresta d’Oeste, foi recuperada pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte – DER.

Segundo o residente regional do DER na região da Zona da Mata e responsável pela execução do serviço, Thiago Moreira, a força das águas das chuvas intensas que caíram na região danificou a estrutura da ponte. “Com as fortes chuvas, o rio encheu, trazendo galhos, pedaços de tronco e madeira que enroscaram na estrutura, danificando uma cabeceira da ponte. A equipe está realizando a recuperação da ponte, construindo uma nova cabeceira e substituindo estacas e as pranchas da pista”, explicou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a recuperação das pontes de madeira é uma prioridade do Governo do Estado para a segurança dos cidadãos que utilizam as rodovias estaduais. “Sabemos que as pontes de madeira não são a solução definitiva, mas estamos trabalhando para substituí-las por estruturas mais modernas e seguras. Esse trabalho é árduo, mas com planejamento e perseverança, teremos uma infraestrutura mais segura para todos”, finalizou.

Manutenção foi realizada pela equipe da 5ª residência regional do DER

A ponte possui 25 metros de extensão e é parte da rodovia RO-135, que tem um grande fluxo de veículos leves e pesados e é utilizada diariamente para o escoamento da produção do agronegócio. A rodovia também é muito usada por pessoas que querem chegar ao Porto Rolim do Guaporé, um local que atrai visitantes de todo o Brasil e de outros países, especialmente amantes da pesca.

O diretor-geral do DER, Éder André Fernandes, ressalta que a recuperação das pontes de madeira proporciona maior segurança e trafegabilidade aos motoristas, passageiros e transeuntes. “O governo está trabalhando no planejamento para substituir essas pontes arcaicas por obras definitivas no futuro”, concluiu.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros