27/04/2024

CURSOS PMRO

Governo de Rondônia promove aula inaugural de cursos de capacitação para oficiais e praças da Polícia Militar

25 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – CHOA; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS; Curso de Formação de Sargentos – CFS; e Curso de Formação de Sargento Músico – CFSM; todos da Polícia Militar, foi realizada pelo Governo de Rondônia, durante solenidade na sexta-feira (22), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho.

Conforme o Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia – PMRO, o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – CHOA 2023, tem 22 policiais militares, oriundos de diferentes municípios do Estado. Com 33 policiais militares matriculados, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos é requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos a graduações de 1º sargento. Já o Curso de Formação de Sargentos, com 205 matriculados, é requisito obrigatório para a promoção à graduação de 3º sargento; o Curso de Formação de Sargentos Músico é requisito obrigatório para a promoção à graduação de 3º sargento PM músico, com um aluno.

Cerimônia militar alusiva à aula inaugural do CHOA, CAS, CFS E CFSM

O secretário Executivo do Governo de Rondônia, coronel Raulino Ferreira da Silva fez menção da importância do estudo na carreira militar, lembrando que ingressou na Corporação ainda no posto de soldado. “O estudo eleva o caráter e a moral do homem. Estamos a todo momento sendo moldados, aprimorados, e isso, reflete no desempenho da função policial”, enfatizou.

Coronel Raulino destacou, ainda que, o Governo do Estado não tem medido esforços para a valorização da Corporação, bem como dar condições de trabalho, como a reforma de quartéis, compra de equipamentos de segurança, armamentos e a valorização salarial. Ele recebeu uma placa de agradecimento ao governador Marcos Rocha, pela atenção dada do Governo de Rondônia à Polícia Militar e consequentemente, ao Centro de Ensino da Instituição.

Em mensagem encaminhada à Polícia Militar, o governador Marcos Rocha, defendeu a busca constante pelo aprimoramento, por meio de cursos. A mensagem destacou a capacitação é um compromisso que assumimos com nosso crescimento pessoal e profissional. Investir em nossa educação é o caminho para a excelência e o desenvolvimento contínuo.

Governo do Estado tem reforçado ações de valorização

Conforme mensagem do Governo do Estado pronunciada pelo secretário Executivo: “Esses cursos se voltam, verdadeiramente, ao desenvolvimento profissional de qualidade de nossas forças de segurança, que têm feito um reconhecido trabalho na missão de proteger a sociedade. E isso requer de cada profissional, foco, zelo, comprometimento e perseverança naquilo que lhe foi confiado; muitas vezes ficando distante de familiares. O Governo de Rondônia tem direcionado a atenção para as Forças de Segurança Estaduais, com investimentos na estruturação das instituições; modernização de viaturas, aquisição de mais equipamentos e armamentos, reforma de quartéis, além de reajuste salarial. São ações que reforçam a merecida valorização a cada profissional de segurança pública do Estado”.

O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber Souto, na ocasião representando o comandante-geral, coronel Regis Braguin, destacou a importância do curso de formação para a carreira policial. “A promoção do policial eleva a sua autoestima, e isso, alcança também os seus familiares. Essa é a tônica desse governo, ou seja, valorizar o policial, e capacitá-lo para uma atuação pontual, sem deslizes de conduta profissional. Hoje temos umas das melhores polícias do Brasil, o que muito nos orgulha”, finalizou.

O tenente-coronel PM Rodrigo Arrivabene, diretor do Centro de Ensino da PMRO, lembrou que a jornada de ensino não é fácil, tendo que abdicar do convívio familiar e social. “Ao final do curso, vocês vão ver quanto valeu a pena todo esforço e dedicação. Temos a certeza de que todos receberão conhecimentos necessários ao pleno exercício das funções”, destacou.

Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Nilson Santos