DESENVOLVIMENTO

Governo de Rondônia lança projeto “Tchau Poeira” em Castanheiras e Novo Horizonte do Oeste

26 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Em Novo Horizonte as obras são destinadas a pavimentação de 5 quilômetros de ruas urbanas e Em Castanheira será feita a pavimentação de um quilômetro de rua, e o recapeamento de outros 2 quilômetros

Em Novo Horizonte serão 5 quilômetros de pavimentação de ruas urbanas

O Governo de Rondônia finalizou a agenda na zona da Mata iniciada na quarta-feira (23) com lançamento do “Tchau Poeira”, na manhã deste sábado (26), nos municípios de Novo Horizonte e Castanheiras. O projeto contemplou ainda a região os municípios de Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta D’Oeste; Santa Luzia D’Oeste; Rolim de Moura e Nova Brasilândia D’Oeste.

O “Tchau Poeira” é destinado a obras de asfalto novo e recapeamento em avenidas e ruas com recurso próprio do Estado e execução do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). São R$ 300 milhões investidos para beneficiar 52 municípios. O projeto já está presente em Ariquemes, primeiro município que está com obras em execução, Pimenta Bueno, Vilhena, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé.

O governador Marcos Rocha explicou que para realizar o sonho de asfaltar ruas urbanas, que é uma responsabilidade oficial das prefeituras, mas que o Estado decidiu executar, foi preciso superar muitos desafios, tendo responsabilidade e decência com os recursos públicos.

Em 2019, o Estado tinha um déficit orçamentário de R$ 420 milhões. O Governo trabalhou com afinco para afastar a ameaça de uma crise financeira. “Foi preciso cortar gastos e trabalhar com planejamento. Economizamos para investir. Conseguimos R$ 826 milhões para aplicar nos municípios, destes, R$ 300 milhões serão usados no “Tchau Poeira”. São cerca de R$ 30 milhões somente para a zona da Mata”.

Os investimentos vão trazer melhorias para 80% da malha viária de Novo Horizonte e o total de 100% em Castanheiras. “Estamos fazendo asfalto em áreas urbanas para ajudar a população. É asfalto de qualidade”, garante o governador.

O vice-governador José Jodan reforçou que foi um desafio mudar a realidade econômica de Rondônia para conseguir fazer investimentos. “A conta estava estourada, fizemos economia para tudo o que é lado, e ao mesmo tempo tornamos o agronegócio forte. Agora é possível investir”.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, destacou que toda a equipe está empenhada em realizar as obras do “Tchau Poeira” com celeridade e qualidade, assim como já é feito nas diversas frentes de serviços das rodovias estaduais.

Marcos Rocha esteve acompanhado da secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) Jean de Oliveira e do líder e vice líder do Governo na ALE, Luizinho Goebel e Ismael Crispin.

NOVO HORIZONTE

O ato de assinatura dos termos de cooperação ocorreu em Novo Horizonte. No município, o Governo irá realizar a pavimentação de 5 quilômetros de ruas urbanas.

Para a população, as obras trarão mais segurança e conforto. O autônomo Isaque Onório, ressaltou a alegria de saber que um desejo antigo será realizado. “É muita poeira, esperávamos por esse asfalto há muito tempo, e recebemos contentes o anúncio dessas obras”.

O servidor público Cristiano Gonçalves também pontou as dificuldades enfrentadas com a malha viária carente de melhorias e o orgulho de saber que Novo Horizonte foi contemplado com o Tchau Poeira. “Realmente não é fácil, a gente enfrenta essa dificuldade com a poeira no dia a dia. Causa muito transtorno para a população. As casas, por exemplo, ficam constantemente empoeiradas, causando desconforto. O “Tchau Poeira” chega pra gente na hora certa. Isso demostra que o Governo está se preocupando não só com a capital, mas também com as pessoas do interior. Asfalto significa dignidade para a população”, avalia.

O aposentado Pedro Rodrigues disse que é um prazer receber as obras do Tchau Poeira

Para o aposentado, Pedro Rodrigues, que acompanha o desenvolvimento de Novo Horizonte desde a fundação, o investimento do Governo dará um salto no desenvolvimento local. “É um prazer muito grande saber que nossa região vai receber esse investimento”, conta.

O produtor rural, Sílvio Gomes, mora na região há 40 anos e avalia as obras do Governo como progresso para o município.

O prefeito de Novo Horizonte, Cleiton Cheregatto, pontuou os impactos positivos das obras. “Já tem mais de 12 anos que não é feito ao menos um metro de asfalto, e agora com o “Tchau Poeira”, mais de 300 famílias serão beneficiadas no município, colocando assim fim a poeira, e dando condições de trafegar com qualidade”.

Para o presidente da Câmara de Novo Horizonte, Cleison Eduardo Capelli, “o Governo de Rondônia está trazendo ações concretas para o povo simples e trabalhador de Novo Horizonte”.

CASTANHEIRAS

Em Castanheiras será feita a pavimentação de um quilômetro de rua e o recapeamento de outros 2 quilômetros. “O projeto vai transformar a cidade. A recuperação de ruas eleva a autoestima da nossa população, traz dignidade e desenvolvimento”, disse o prefeito, Cícero Aparecido Godoi.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry

Economia, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade, Trânsito