INFRAESTRUTURA

Governo de Rondônia investe na construção de pontes de concreto em municípios do Estado

13 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Estrutura metálica montada para suportar a ponte sobre o rio Ubirajara, na RO-463, entre Jaru e Governador Jorge Teixeira

Com recursos do Fundo de Infraestrutura, Transportes e Habitação (Fitha), o Governo de Rondônia vem promovendo a recuperação e a melhoria da malha viária estadual. Atualmente, há três obras de reconstrução de pontes garantidas pelo Fitha nos municípios de Governador Jorge Teixeira (R$ 1,4 milhão), Parecis (R$ 2,8 milhões) e Chupinguaia (R$ 3 milhões), totalizando um investimento de R$ 7,2 milhões.

Cumprindo uma importante etapa na execução dos serviços, nesta semana foram montadas as vigas de aço e colocada a estrutura metálica da ponte sobre o rio Ubirajara, na RO-463, entre Jaru e Governador Jorge Teixeira. A fiscalização é de responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), que acompanha todas as etapas, desde o projeto até a aplicação dos recursos.

De acordo com o engenheiro do DER, Hideraldo Junior, responsável pela fiscalização da obra na RO-463, “é um investimento total de R$ 1.399.903,46 nesta ponte sobre o rio Ubirajara e cada centavo precisa ser justificado e fiscalizado na sua aplicação. Ainda há algumas etapas na construção desta ponte para que ela possa ser entregue para a população, mas uma das mais importantes é esta de montagem e colocação da estrutura que suportará todo o peso que a ponte vai receber”.

Ponte na RO-463 está sendo construída pelo Governo do Estado

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, explica que uma empresa foi contratada por meio de licitação a execução da obra e detalha como será a ponte. “Ela terá 25 metros de extensão e nove metros de largura, garantindo o tráfego intermunicipal e resolvendo o problema histórico de alagamento do trecho da rodovia em períodos de chuva”, detalha Rezende.

O diretor-geral destaca ainda que a atual administração estadual vem trabalhando para sanar problemas históricos na infraestrutura viária estadual. “O governador Marcos Rocha tem dado todo o suporte para garantir que as obras não sejam meramente paliativas, através de uma gestão séria, técnica e comprometida com os resultados. Nós do DER estamos conseguindo fazer um trabalho de qualidade, que garante segurança e durabilidade”, finaliza Rezende.

Ao todo, o DER é responsável pela recuperação, manutenção e melhoria de uma infraestrutura que se estende por mais de seis mil quilômetros de rodovias, com e sem pavimentação, integrando os 52 municípios de Rondônia através dos serviços executados pelas equipes de 14 residências regionais e cinco usinas de asfalto.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha