COMUNICAÇÃO VoIP

Governo de Rondônia integra sistema de telefonia com representação em Brasília

29 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Brasília, capital federal

Mais um importante órgão da administração passa a integrar o sistema de VoIP (Voice over Internet Protocol). A Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra) agora faz parte da telefonia gratuita entre todos órgãos conectados. De acordo com a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), a Sibra está conectada ao servidor principal do Datacenter do VoIP em Porto Velho, o que propicia economia ao governo estadual. O próximo órgão a ser integrado é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).

A superintendente da Sibra, Elizete Lionel, informa que a cultura de uso do sistema VoIP já está disseminada entre os funcionários do setor, pois o VoIP é utilizado desde julho de 2011, por recomendação do governador Confúcio Moura. “Ele (o governador) é um visionário e nos incentiva a usar as novas tecnologias. A interligação com Rondônia, além de tornar nossa comunicação mais confiável, gera uma economia muito grande, porque a tarifa interurbana normal é cara e no horário comercial é mais alta ainda”.

“Concluímos mais esta importante conexão em tempo recorde, que permite hoje a comunicação gratuita e direta entre a Sibra, em Brasília, e todos as secretarias aqui em Rondônia”, disse o engenheiro de telecomunicações Fábio Folly, responsável pela integração VoIP no governo.

Esta interligação propicia também que o escritório de integração na capital federal possa se comunicar gratuitamente com os demais estados brasileiros, assim como acontece com os órgãos integrantes do sistema VoIP do governo de Rondônia.

Elizete reforça que a função estratégica da superintendência em Brasília é determinante para o acompanhamento das demandas governamentais em andamento nos ministérios e Congresso Nacional. “Somos a base avançada do governo de Rondônia e usamos a telefonia como principal ferramenta de comunicação”.

Servidor localizado em Porto Velho

Folly diz que o quesito comunicação é levado muito a sério pelo governo estadual, pois é através da disseminação da informação que se administra e se toma decisões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos rondonienses.

“Mas tudo isso tem um preço e bastante alto. Em vista disso surge uma tecnologia que resolve grande parte dos ‘gargalos’ eletrônicos, VoIP, em tradução livre: Telefonia de voz sobre Protocolo de Internet, que é a telefonia que roda sobre a rede de dados do Governo”, completa o engenheiro.

O próximo órgão a ser integrado é o Detran-RO, que assinou o protocolo de intenção e pretende integrar todos os escritórios do órgão em Porto Velho e nas cidades do interior do Estado. “A interligação do Detran ao sistema VoIP é uma grande vitória, pois vai facilitar e otimizar as ações do órgão, principalmente nas cidades mais distantes da capital”, comemora Fábio Folly.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marcela Ximenes e Marco Aurélio Anconi