Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO ITINERANTE

Governo de Rondônia inicia atividades da primeira unidade móvel do Projeto “Educação sobre Rodas” em Ariquemes

02 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

As Unidades Móveis fazem parte do projeto “Educação sobre Rodas” do Governo de Rondônia

Teve início na sexta-feira, 1º de outubro, em Ariquemes, as atividades da primeira das quatro unidades “Escolas Móveis” adquiridas pelo Governo de Rondônia para levar educação profissional e gratuita a todo o Estado. Com a presença do governador Marcos Rocha, foi realizada a aula inaugural. A ação faz parte do projeto “Educação Sobre Rodas” e contempla o eixo da Educação do ‘‘Plano Estratégico Estadual 2019/2023.

A Escola Móvel de Máquinas Agrícolas nesta etapa oferece o curso de qualificação profissional em ajustador mecânico e mecânico de motores a diesel. Para o governador, as escolas sobre rodas vão impulsionar o processo de levar Educação para o desenvolvimento local. “Rondônia é um Estado voltado ao agronegócio; e o período da pandemia enquanto muitos estados ficaram em situação difícil, nós continuamos equilibrados. Mas isso porque somos da agricultura, e por isso devemos valorizar, então logicamente essa sala de aula móvel vem para trazer conhecimento e fazer com que tenhamos pessoas qualificadas”, disse Marcos Rocha.

Governador conversa com os 60 alunos da 1ª turma do curso em Ariquemes

O chefe do Executivo Estadual, o secretário da Educação, Suamy Vivecananda, a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), Adir Josefa, e a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, conheceram a parte interna da Escola Móvel, que conta com tecnologia de ponta, laboratórios modernos, carteiras, lousa, retroprojetor, ferramentas, climatização e um trator New Holland, modelo T7240 HP, completo de última geração para estudo, considerado a principal atração entre os estudantes.

Somente na Escola Móvel de Máquinas Agrícolas foram investidos R$ 3.415,000,00 (três milhões, quatrocentos e quinze mil reais).

“Esse é um sentimento de alegria para todos nós, significa um coroamento de um trabalho que a gente vem planejando desde o início da gestão Marcos Rocha. O governador disse que deveríamos pensar em desenvolvimento econômico e social, então estamos cumprindo com que ele orientou, pois todo o nosso planejamento foi feito promover o desenvolvimento local de acordo com as potencialidades de cada região do Estado”, disse a presidente do Idep, Adir Josefa.

MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

De acordo com Adir Josefá, o aprendizado itinerante abre a possibilidade para que todos os municípios, até mesmo os mais distantes possam ser atendidos, por meio de metodologias que envolvem teoria e prática, sendo essa é uma das maiores características das Unidades Móveis Escolares Profissionalizantes.

As quatro unidades fazem parte do projeto “Educação sobre Rodas”, desenvolvido pelo Idep, e possuem equipamentos específicos de acordo com o curso que será aplicado. 

 Marinês diz estar realizando sonho de ser mecânica de maquinas agrícolas

Marinês Macedo de Lima é diarista, se  emocionou ao manusear o  trator pela primeira vez. Garantir a vaga no curso de mecânica em máquinas agrícolas foi um sonho realizado, e estar entre os matriculados é um presente. “Eu quero ter base de mecânica, nunca é tarde para ter conhecimento, estou muito empolgada, esse era um sonho de criança. Sem condições financeiras pensei que nunca poderia realizar, mas agora até meu chefe está orgulhoso de mim. Estou muito grata por essa oportunidade na minha vida”.

Ao todo, 60 ariquemenses serão certificados na primeira edição do curso, para isso terão que assistir a 160 horas aulas. A unidade móvel irá se deslocar para o próximo município assim que essa capacitação seja encerrada. Em breve outras cidades devem ser atendidas como: Candeias do Jamari, Pimenta Bueno e Vilhena.

Outros cursos que serão oferecidos são de: Panificação e Confeitaria- do eixo tecnológico de Produção Alimentícia; Piscicultura e Frigorífico – do eixo tecnológico de Processamento de Pescado; Imagem Pessoal – do eixo tecnológico de Ambiente e Saúde.

Confira galeria de imagens


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Cerimônia, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo