Governo de Rondônia
23/04/2024

INVESTIMENTO

Governo de Rondônia entrega 30 drones para reforço das ações de segurança pública

09 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Drones foram entregues na sexta-feira para ajudar a melhorar resultados na segurança pública do Estado de Rondônia

Na sexta-feira (8) o Governo de Rondônia fez a entregue de 30 drones, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, (Sesdec). Os equipamentos serão usados no planejamento e acompanhamento das operações da Polícia Militar, Polícia Civil e Gerência de Estratégia e Inteligência da Sesdec.

As 30 unidades de veículo aéreo não tripulado (Drone) foram adquiridas pela Sesdec, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública pelo valor de R$ 982.500,00.

Os equipamentos são os melhores da categoria disponíveis no mercado e possuem autonomia de voo de no mínimo 30 minutos por bateria; câmera termográfica com resolução do sensor; farol de busca com capacidade de 2400 lumens, alto falante de alta potência, capacidade de transmissão de vídeo ao vivo e gravação de vídeo em 4K Ultra HD.

Os equipamentos foram divididos da seguinte maneira: 15 para a Polícia Militar; 10 para a Polícia Civil; e 5 para a Gerência de Estratégia e Inteligência da Sesdec.

Em sua fala, o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, destacou os principais investimentos na segurança pública nesses mil dias de gestão e a importância da aquisição dos drones. “Esses equipamentos são os melhores, esse investimento servirá para poupar as vidas dos nossos policiais, evitando exposições desnecessárias”.

Em agosto, os servidores da segurança pública passaram por um treinamento, o Curso de Capacitação em Pilotagem e Manutenção de Aeronaves Remotamente Pilotáveis, para aprenderem a manusear e realizar pequenos reparos no equipamento.

Equipamentos serão divididos entre Polícia Militar, Polícia Civil e Gerência de Inteligência 

O governador Marcos Rocha, que esteve presente à solenidade, destacou que hoje é um dia de felicidade. “Eu fico feliz porque esses equipamentos salvam vidas e eu sei que eles serão muito bem operados e assim vamos trazer mais segurança e mais qualidade para as ações da segurança pública”.

Marcos Rocha frisou ainda que os drones vão auxiliar para garantir a vida do policial. “Há missões que os militares precisam cumprir em regiões onde existem matas e o uso desses drones, que possuem imagem termais, irá permitir saber onde aquelas pessoas estão cometendo os atos criminosos e vai permitir que os nossos policiais militares e civis e todo o serviço de inteligência consigam atuar com segurança, orientando-os com relação aonde eles devem estar no terreno”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Isabela Pereira
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo