Governo de Rondônia
26/04/2024

INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Governo de Rondônia e Exército firmarão acordo de cooperação para construção da base cartográfica do Estado

17 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Cooperação técnica com o Exercito Brasileiro possibilitará criação da base cartográfica

A base cartográfica digital contínua é uma ferramenta fundamental para a gestão territorial, que permite a visualização e análise de informações geográficas de forma integrada e atualizada. Na quinta-feira (18), às 14h, no Auditório Gerônimo Santana no Palácio Rio Madeira em Porto Velho, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam estará firmando acordo de cooperação técnica com o Exército Brasileiro para realização do plano de trabalho.

O secretário da Sepat, David Inácio destacou que, através da construção da base cartográfica contínua, será possível obter informações precisas sobre a infraestrutura, os recursos naturais e as áreas de conservação do Estado, entre outros aspectos relevantes para o planejamento e tomada de decisões, “em Rondônia temos 49 Unidades de Conservação e com a realização desse trabalho vamos padronizar as informações das áreas de proteção do Estado”, afirmou.

Davi Inácio explicou que, nesta quinta-feira será assinado o acordo de cooperação técnica com o Exército Brasileiro por intermédio da Diretoria de Serviço Geográfico – DSG/EB, para construção do plano de trabalho que inclui a elaboração do planejamento físico e financeiro, além de identificar as especificações técnicas do projeto de construção da base cartográfica.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios – Profaz, tem por objetivo identificar os gargalos e buscar soluções dialogando com outros setores do Poder Executivo do Estado e órgãos da esfera Federal, como a Secretaria de Patrimônio da União – SPU e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra. Reafirmou ainda que, “o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico dos municípios e a parceria com o Exército Brasileiro são importantes para a realização deste trabalho”, enfatizou.

De acordo com o secretário adjunto da Sedam, Gilmar Oliveira de Souza, através do termo de cooperação técnica e de trabalho firmado entre o Exército Brasileiro e o Governo do Estado, por intermédio das Secretarias Sedam e Sepat, “caberá ao  Exército a execução do levantamento e a construção da base cartográfica digital contínua. Esse material concluído servirá como base para os georreferenciamentos das Unidades de Conservação do Estado, que realizará melhorias de ações políticas voltadas à infraestrutura e preservação do meio ambiente”, finalizou.

TÉCNICA

O georreferenciamento é uma técnica que permite atribuir codificações geográficas a pontos, linhas ou áreas no mapa, que facilitam o monitoramento e o controle dessas áreas. O projeto de georreferenciamento de Unidades de Conservação tem por objetivo atualizar e padronizar as informações referentes às áreas protegidas do Estado, de modo a garantir sua efetiva proteção e conservação.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano/Jorge Fernando
Fotos: Rosinaldo Machado/Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Regularização Fundiária, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo