Governo de Rondônia
27/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Governo de Rondônia celebra aberturas de vagas de trabalho para reeducandos por convênio assinado entre Sejus e Ipem

23 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os reeducandos selecionados receberão auxílio financeiro de um salário mínimo vigente pela execução de serviços gerais, manutenção e reformas

O Termo de Cooperação n° 027/SEJUS/PGE/2023, que permite a utilização de mão de obra de reeducandos disponibilizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, em atividades desenvolvidas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem, foi publicado no Diário Oficial na edição de quinta-feira (17). Inicialmente quatro reeducandos do regime semiaberto serão inseridos, podendo o número ser ampliado, conforme necessidade do instituto.

Os reeducandos selecionados receberão auxílio financeiro de um salário mínimo vigente pela execução de serviços gerais, manutenção e reformas, nas dependências e unidades do Ipem pelo prazo de 12 meses. Além do auxílio financeiro, os reeducandos têm direito à remição por meio do trabalho, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho executados. 

Atualmente estão em vigor 52 convênios, totalizando  2.143 vagas de trabalho. A meta segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito é que cada vez mais pessoas privadas de liberdade tenham acesso às oportunidades de trabalho, promovendo a longo prazo, o distanciamento da criminalidade.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações no sistema prisional visam promover e ampliar projetos de ressocialização. “Todas as ações que tragam oportunidades para mudar a vida dessas pessoas em privação de liberdade, proporcionando a ressocialização, estão sendo fortalecidas”, ressaltou.

O presidente do Ipem, Francisco Albuquerque, destacou o trabalho social através da parceria. “Os reeducandos têm a oportunidade de se restabelecerem, cumprindo pena com foco na ressocialização por meio do trabalho”, destacou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça e Quetlen Caetano
Fotos: Gilberto Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Convênios, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo