DER NA ESTRADA

Governo de Rondônia avança nas obras realizadas nas serras da RO-464 que garante acesso a Tarilândia

11 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Governador e diretor-geral do DER visitam obras na RO-464, que dá acesso ao distrito de Tarilândia, em Jaru

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), avança nas obras de infraestrutura em todo o Estado. Em 20 dias devem ser concluídas as obras nas três serras da RO-464, que dá acesso ao distrito de Tarilândia, no município de Jaru.

Estudante Rafaelli Silva admira a nova estrada que facilitou as visitas à casa dos pais em Tarilândia

O governador Marcos Rocha visitou o trecho no sábado (10), acompanhado do diretor-geral do DER, Elias Rezende. “Quando soube que há 10 anos várias empresas desistiam de fazer essa obra, eu solicitei ao DER que encontrasse uma solução para atender os moradores dessa região que sofriam com a poeira e com a lama, sem contar o perigo, por essa estrada ser tão íngreme nesses trechos de serra e curvas”, justificou o governador.

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, “as obras começaram em outubro do ano passado. Mesmo no período de inverno amazônico, as equipes do DER trabalharam de forma incansável nesse local”, ressaltou o diretor -geral.

Os serviços de terraplanagem com o rebaixamento e execução da capa asfáltica da terceira serra foi concluído no mês de junho. Foram usados um total de 503,70 toneladas de massa com uma espessura de 5 cm.

A estudante Rafaelli Silva mora em Jaru, mas passa pelo local com frequência para visitar os pais que moram em Tarilândia. “Nossa, eu e todos os moradores aqui da região ficamos muito felizes com a conclusão dessa obra que ficou ótima. Antes era muito perigosa, vivia acontecendo acidente. Os ônibus e caminhões não conseguiam subir e tombavam. Era muito alto”, disse a estudante, ressaltando que hoje a única coisa que tira o fôlego aqui são os belíssimos ipês floridos que tomam conta da paisagem da região.

Produtor rural Orias Lopes agradeceu ao governador Marcos Rocha pela obra que é um sonho realizado

A terceira serra de Tarilândia recebeu uma pista tripla para garantir maior segurança no trecho de 450 metros de curva.

O produtor rural Orias Lopes Soares, que tem uma propriedade na região há 10 anos, disse que “o local costumava ser chamado de Serra do Pesadelo porque muitas pessoas já morreram no local e agora, com a conclusão da obra, é a Serra dos sonhos realizado pelo Governo do Estado”, afirmou o produtor agradecendo ao governador Marcos Rocha  destacando que ele foi o primeiro governante que realmente olhou para essa região.

Foram investidos, nesse trecho, recursos próprios do Governo do Estado na ordem de R$ 500 mil.

“Fico muito contente de ver a felicidade no rosto do cidadão rondoniense quando concluímos uma obra dessas, que vai muito além da melhoria da infraestrutura e da segurança na trafegabilidade, vai proporcionar o fomento do setor produtivo e econômico na região e valorizar as terras na região”, destaca o governador.

As equipes do DER ainda trabalham em outra frente de serviço na serra do meio da RO-464, que tem um custo aproximado de R$ 600 mil. “Estamos realizando a terraplanagem para preparação de mais um trecho que receberá os serviços de pavimentação asfáltica e sinalização. A previsão é de que em 20 dias possamos concluir mais esta serra da RO-464”, concluiu o diretor.

*contém áudio para rádios nas palavras destacadas

Confira a galeria de imagens

Texto: Andreia Fortini
Fotos: Daiane Mendonca