Governo de Rondônia
18/11/2024

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Governo de RO treina servidores de Cacaulândia para dar continuidade às ações de regularização no Setor 6

27 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores de Cacaulândia são treinados por técnicos da Sepat para dar continuidade nos trabalhos de regularização fundiária do Setor 6

A regularização fundiária é uma medida essencial para garantir o direito de propriedade e promover o desenvolvimento social e urbano. Em Rondônia, o governo do estado desempenha função nesse processo, facilitando o acesso dos moradores ao título definitivo dos imóveis, o que contribui para valorização das propriedades e melhoria da qualidade de vida. A iniciativa da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), por meio da unidade móvel “Sepat Sobre Rodas”, é um exemplo prático dessa política pública em ação. Durante a estadia da unidade móvel em Cacaulândia, servidores do município foram treinados para dar continuidade aos trabalhos de regularização do Setor 6.

A continuidade do trabalho de regularização fundiária após a passagem da unidade móvel “Sepat Sobre Rodas” reflete o empenho do governo de Rondônia em assegurar o direito de propriedade aos cidadãos. A ação da Sepat em Cacaulândia é um exemplo de como a união entre o governo estadual e municipal pode transformar vidas, oferecendo mais dignidade e oportunidades de crescimento econômico e social para população.

O secretário da Sepat, David Inácio, destacou a importância da regularização fundiária, frisando que ela oferece segurança jurídica aos moradores e impulsiona o desenvolvimento urbano. Com a documentação em mãos, os proprietários podem investir em suas residências e, consequentemente, movimentar a economia local, além de melhorar sua qualidade de vida. Esse processo é uma peça-chave para transformar realidades e promover cidadania.

CADASTRO SOCIOECONÔMICO 

Durante a permanência da unidade móvel “Sepat Sobre Rodas” em Cacaulândia, a equipe da Sepat, em conjunto com os servidores municipais, realizou o cadastro socioeconômico dos moradores e tirou dúvidas sobre o processo de regularização. Além disso, foi feito o levantamento físico dos lotes, uma etapa fundamental para garantir a precisão das informações no processo de regularização.

Servidores do município também foram para o bairro aprender a fazer o cadastro físico dos lotes

De acordo com o secretário da Sepat, um dos principais diferenciais desta ação é o treinamento oferecido aos servidores municipais de Cacaulândia. No período de atendimento da unidade móvel, a equipe da Sepat capacitou os funcionários do município para que possam prosseguir com o processo de regularização dos imóveis do Setor 6. O treinamento é essencial, pois garante que o atendimento à população continue, mesmo após a saída da unidade móvel, assegurando que os moradores busquem tais serviços e consigam regularizar seus lotes de forma eficiente.

SEGURANÇA JURÍDICA 

A chefe de Titulação da Sepat, Tâmara Oliveira, explicou que o projeto, que já atendeu muitos moradores com o apoio da unidade móvel, visa garantir segurança jurídica às famílias, além de permitir que essas possam investir com mais tranquilidade em suas propriedades. O trabalho realizado pela Sepat reforça a relevância de dar continuidade ao processo após o encerramento da ação da unidade móvel, previsto para esta sexta-feira (27).

Segundo a chefe de Titulação da Sepat, o processo de regularização fundiária envolve várias etapas até a conclusão. “Isso depende da participação ativa dos moradores, que precisam apresentar toda a documentação exigida para serem beneficiados pela medida. Aqueles que ainda possuem pendências ou não conseguiram atendimento durante a passagem da unidade móvel, podem procurar o Executivo municipal para sanar suas dúvidas e dar andamento ao devido processo”, frisou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cacaulândia, Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Legislação, Políticas Públicas, Porto Velho, Região Vale do Jamari, Regularização Fundiária, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo