Governo de Rondônia
20/05/2024

EMPREENDEDORISMO

Governo de RO investe em boas práticas de fabricação para empreendedores de Porto Velho

13 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O treinamento visa orientar os empreendedores para que eles possam alavancar suas vendas com um produto de qualidade

A Feira do Empreendedor, realizada mensalmente na rua Pio XI, ao lado do estacionamento Pirarucu, no Palácio Rio Madeira (PRM), pelo Governo de Rondônia, reúne vários empreendedores de Porto Velho dos segmentos de agroindústria, gastronomia, artesanato e serviços. O sucesso da Feira, que conta ainda, com atrações musicais e praça de alimentação, vem atraindo cada vez mais pessoas que querem conhecer as potencialidades de Rondônia, apreciar novas iguarias ou apenas fazer turismo pelo local.

São mais de 100 expositores reunidos, expandindo redes de contatos, fazendo negócios e impulsionando suas vendas. A consolidação de um evento que começa a crescer, exige vários requisitos a fim de garantir a qualidade nos produtos oferecidos, dentre eles: cursos e capacitações. Visando essa qualificação, os expositores da Feira participaram de um treinamento em Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, incentivador da Feira, a exposição estimula a economia local e dá suporte aos pequenos empreendedores, oferecendo um espaço onde eles possam comercializar seus produtos. “O treinamento é mais um apoio do Estado, que os empreendedores vêm recebendo para garantir um produto de qualidade e valorizar a identidade cultural do Estado”, ressaltou.

TREINAMENTO

As boas práticas de fabricação são um conjunto de requisitos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de regularizar e padronizar os processos de produção e distribuição de diversos setores, entre eles, o de alimentos e cosméticos, que são comercializados na Feira do Empreendedor.

Governo apoia o empreendedorismo de Rondônia

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão recebeu os participantes enfatizando ser fundamental para cada empreendedor ter conhecimento das boas práticas de fabricação, para que seu produto final seja um produto de qualidade. “Os alimentos necessitam de procedimentos que garantam a segurança, tanto no processo de manipulação quanto na higiene, a fim de evitar contaminações, que podem ser prejudiciais ao público consumidor. Se isso acontecer, o empreendedor também perde, porque seu produto perde a confiança”, pontuou.

O coordenador de Agricultura Familiar da Secretaria  de Estado da Agricultura (Seagri), Eduardo de Oliveira Seti explicou que, “para que esses processos sejam corretamente implantados dentro das agroindústrias, é exigido por lei, que cada negócio desenvolva o seu próprio manual de boas práticas”, evidenciou.

O empreendedor Paulo da Silva Feitosa, que vende bolos e dindin gourmet nas feiras realizadas dentro dos condomínios da Capital, disse que é importante compreender as recomendações do curso, como uma ferramenta para agregar qualidade aos alimentos processados a fim de proporcionar aos consumidores alimentos saudáveis. “Tudo que aprendi aqui, vou aplicar na minha futura agroindústria que estou pretendendo montar junto com a família”, destacou.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, a iniciativa promove a capacitação e o aprimoramento dos empreendedores locais, demonstra o compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agrícolas do Estado. “Com a adoção das boas práticas de fabricação, os empreendedores poderão atender aos padrões de qualidade exigidos pelas legislações sanitárias e assegurar a confiança dos consumidores em seus produtos”, enfatizou.

A presidente da Associação dos Empreendedores do estado de Rondônia (Aeron), Rosieli Silva destacou a relevância do treinamento. “O curso é essencial para que os empreendedores possam atender melhor seus clientes, bem como alavancar as vendas com um produto de qualidade”, afirmou.

O treinamento foi promovido pelo Governo de Rondônia nos dias 9,10 e 11 para  empreendedores da Associação dos Empreendedores do Estado de Rondônia (Aeron) e técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural  de Rondônia (Emater-RO).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti e Jean Carla
Fotos: Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Cultura, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo