11/09/2024

MOBILIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Governo de RO intensifica combate às queimadas com operação integrada e ações de fiscalização

08 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Ações incluem a instalação de Pontos de Bloqueio de Controle de Vias em locais estratégicos

O governo de Rondônia tem atuado de maneira incisiva no combate às queimadas, com a mobilização de diversos órgãos estaduais e o apoio de instituições federais, em uma operação que abrange atividades de fiscalização, controle de focos de incêndio e monitoramento ambiental. A ação representa um esforço conjunto que já apresenta resultados significativos. Segundo relatório da Operação Temporã, divulgado na sexta-feira (6), enquanto em 30 de agosto houve registro de 464 focos de calor, na manhã da sexta-feira, 4 focos seguiam sob monitoramento.

As ações incluem a instalação de Pontos de Bloqueio de Controle de Vias (PBCV) em locais estratégicos, abordagens e revistas policiais a veículos e pessoas, fiscalização de trânsito, além do combate direto aos focos de incêndios. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) e do PrevFogo/Ibama estão empenhadas em campo, utilizando equipamentos especializados para conter e monitorar as queimadas.

PARTICIPAÇÃO INTEGRADA

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da integração entre os órgãos para garantir a preservação ambiental e a segurança da população. “O governo está mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir que o fogo cesse. A redução de 73,97% na área queimada, em apenas cinco dias de operação, é uma demonstração clara da eficiência das equipes na ação.”

Mais de 190 agentes estão empregados na missão

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, reforçou a função da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, no trabalho de fiscalização. “Temos mais de 190 profissionais atuando diretamente no combate às queimadas e na fiscalização das áreas de preservação. O objetivo é reduzir os incêndios e responsabilizar os infratores. A integração entre as forças policiais e as instituições ambientais é fundamental ao sucesso da Operação”, frisou.

RESULTADOS

Entre os resultados da Operação, iniciada em 1º de setembro, destacam-se 450 abordagens policiais, 385 motocicletas e 350 veículos leves fiscalizados, além da apreensão de um caminhão, uma motocicleta e um veículo leve. A operação segue em andamento com um monitoramento contínuo dos focos de calor e o empenho das equipes na redução das queimadas. Desde o início da ação, houve uma redução de 1.718 hectares queimados na Unidade de Conservação Parque Estadual Guajará-Mirim, representando um avanço importante, na proteção do meio ambiente e segurança de Rondônia.

A “Operação Temporã” mobiliza cerca de 300 profissionais da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Politec), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), além do apoio de órgãos como o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal (PF).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Israel Pires

Crise hídrica e queimadas, Ecologia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade