Governo de Rondônia
05/12/2025

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL

Governo de RO inicia Estudo Social e Ambiental na Reserva Extrativista Jaci Paraná, em Buritis

07 de julho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O objetivo é subsidiar tecnicamente o diagnóstico e o planejamento territorial da Resex Jaci-Paraná, por meio da coleta

O governo de Rondônia deu início nesta segunda-feira (7), ao Estudo Social e Ambiental na Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná, localizada no município de Buritis. A ação está sendo executada pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e conta com a atuação de nove equipes, cada uma composta por dois servidores, que percorrerão as propriedades situadas dentro da unidade de conservação para realizar o levantamento de dados socioeconômicos da população residente.

O estudo integra o Plano de Trabalho, com ações previstas para ocorrer entre os dias 6 e 21 de julho. O objetivo é subsidiar tecnicamente o diagnóstico e o planejamento territorial da Resex Jaci-Paraná, por meio da coleta, verificação e análise de informações georreferenciadas sobre a ocupação humana, uso do solo e condições socioambientais da área.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o levantamento técnico é fundamental para compreender a realidade vivida pelas famílias que ocupam a reserva. “Esse estudo será base para decisões futuras que respeitem tanto os moradores quanto o meio ambiente,” pontuou.

ESCUTA ATIVA

A ação está sendo executada pela Sepat e conta com a atuação de nove equipes, cada uma composta por dois servidores, que percorrerão as propriedades dentro da Resex

No domingo (6), um dia antes do início da coleta de dados, o secretário da Sepat, David Inácio, reuniu-se com os produtores da Resex Jaci-Paraná no Parque de Exposições de Buritis, com o objetivo de apresentar e explicar a dinâmica do trabalho. Também participaram da reunião um parlamentar estadual e a secretária executiva da Governadoria na Regional do Vale do Jamari, Benedita de Oliveira.

Segundo o secretário da Sepat, o objetivo é reunir informações sólidas para subsidiar futuras decisões e o uso sustentável da área, respeitando os princípios da legalidade, da função social da terra e da preservação ambiental.

A secretária executiva do governo do estado, Benedita de Oliveira enfatizou a importância da escuta ativa e do diálogo com os produtores. “Estamos aqui para ouvir as necessidades das famílias, compreender os desafios e garantir que esse levantamento reflita a realidade local com responsabilidade e sensibilidade social”, pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Buritis, Distritos, Economia, Fale bem de Rondônia, Governo, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Porto Velho, Região Vale do Jamari, Regularização Fundiária, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe