Governo de Rondônia
05/12/2025

CAPACITAÇÃO

Governo de RO inicia curso de nivelamento técnico para aplicação de diagnóstico nas comunidades indígenas

15 de julho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação em andamento para atuação nas comunidades indígenas

Com foco na qualificação técnica das equipes que atuarão diretamente nas comunidades indígenas, o governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual do Indígena (SI), iniciou no dia 10 de julho, o curso de nivelamento técnico do projeto “Aplicação do Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental para Populações Indígenas no Estado de Rondônia”. A formação acontece na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), no 3º andar do edifício Rio Cautário, em Porto Velho.

O curso foi dividido em duas turmas para melhor aproveitamento dos conteúdos:

  • Turma I – dias 10 e 11 de julho

  • Turma II – dias 16 e 17 de julho

A capacitação tem o objetivo de alinhar os procedimentos metodológicos e operacionais entre os servidores envolvidos garantindo que a aplicação do diagnóstico nas aldeias ocorra com ética, escuta ativa e sensibilidade intercultural. Por meio de entrevistas com lideranças e famílias indígenas, o diagnóstico buscará reunir dados sobre saúde, educação, moradia, trabalho e cultura. Essas informações contribuirão para qualificar o planejamento de políticas públicas mais alinhadas às realidades dos povos indígenas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o curso representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. “Estamos comprometidos com uma gestão que ouve, respeita e valoriza todas as populações. Esse diagnóstico é uma ferramenta essencial para entender as reais necessidades dos povos indígenas e garantir políticas públicas que promovam mais dignidade, autonomia e respeito à diversidade cultural em Rondônia”, ressaltou.

Segundo o superintendente estadual dos Povos Indígenas, Gasodá Suruí, o curso é um passo importante para garantir que as ações do governo sejam baseadas na realidade e nas necessidades das comunidades. “Esse diagnóstico é uma construção coletiva. Precisamos ouvir os povos indígenas com respeito e atenção para entender suas realidades e elaborar políticas públicas que fortaleçam sua autonomia, cultura e bem-viver”, enfatizou.

A ação reafirma o compromisso do governo de Rondônia com os direitos indígenas e com a construção de soluções que considerem as especificidades e os saberes tradicionais de cada povo.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maria Beatriz Pereira
Fotos: Maria Beatriz Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Cultura, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe