28/04/2024

ORGULHO DO MADEIRA

Governo quer menos burocracia para agilizar entrega de moradias em Porto Velho

16 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio, acompanhado do secretário de Assistência Social, Márcio Felix, foi a Brasília tentar solucionar impasse nos ministérios

Em audiência na sexta-feira (13), no Ministério das Cidades, em Brasília, o governador Confúcio Moura pediu agilidade na tramitação do processo dos desabrigados e também flexibilidade no critério de avaliação dos Ministérios das Cidades e da Integração para que o estado de Rondônia possa entregar à população o mais rápido possível as unidades habitacionais do conjunto Orgulho do Madeira, em Porto Velho.

Confúcio Moura destacou que o governo do estado está fazendo todo esforço possível, mas a burocracia atrapalha muito. “Estamos buscando nessa audiência encontrar mecanismos facilitadores para que a gente possa entregar as moradias a quem precisa, o quanto antes”, explicou.

Segundo o governador, já foi feita uma seleção, as pessoas já até escolheram os endereços, mas o processo ainda está amarrado em alguns pontos, por isso a audiência em Brasília. “Viemos assumir o compromisso de entregar as moradias para os desabrigados e também para aqueles de demanda aberta”, enfatizou Confúcio.

Os encaminhamentos da reunião foram para que a prefeitura da Capital forneça, no prazo de duas semanas, a lista dos desabrigados com o nome completo, para o Ministério das Cidades. Caso isso não ocorra, o governo do estado irá adotar outra metodologia para a entrega das casas, ou seja, irá fazer o enquadramento para que as pessoas tenham que pagar prestações, mesmo que sejam valores irrisórios. “Não podemos esperar mais”, frisou o secretário adjunto de Assistência Social, Márcio Felix.

Das quatro mil unidades habitacionais do Orgulho do Madeira, 3.700 são apartamentos e o restante casas. O que o governo quer é entregar as 1.680 unidades que estão prontas. “Há mais de um ano que aconteceu a grande cheia do rio Madeira e até agora as pessoas não foram atendidos”, enfatizou Felix.

Também participaram da audiência, o chefe de gabinete do Ministro das Cidades, Tarcísio Cunha; o representante do Banco do Brasil, Marcos Tadeu; os técnicos do Ministério das Cidades, Elzira Marques Leão e Rui Pires da Silva; e a superintendente de Integração do governo de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes