16/08/2024

INFRAESTRUTURA

Governo autoriza nove quilômetros de asfalto e vistoria obras do presídio e Unisp de Alvorada do Oeste

17 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio, acompanhado do prefeito Ranieri e deputados, cumpriu extensa agenda no municípios

O governador Confúcio Moura cumpriu extensa agenda no sábado (15) no município de Alvorada do Oeste, onde autorizou o início dos serviços de nove quilômetros de recapeamento urbano, participou do 1º Encontro de Produtores Rurais e da abertura da campanha de combate ao câncer de colo do útero e de mama, de iniciativa da Loja Maçônica Estrela da Alvorada 21. Confúcio também vistoriou as obras de conclusão do presídio local e da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), essa última prevista para ser concluída em 45 dias.

Confúcio aproveitou a agenda no município para vistoriar um trecho da pavimentação da RO-473, que não foi concluído pela empresa contratada e o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) assumiu o compromisso de terminar a obra com maquinário e servidores próprios.

Após assinar a autorização para o DER iniciar o recapeamento de ruas na cidade, o governador anunciou que a ordem de serviço para a reforma da escola Humberto Campos, no distrito de Tancredópolis, será dada em 60 dias. Também liberou R$ 1,3 milhão de emendas do deputado Luizinho Goebel (PV) para ser investidos em combustível, peças e reforma de maquinário, além de cerca de R$ 200 mil de emenda do deputado Edson Martins (PMDB) para a construção de uma piscina para idosos e aquisição de uma ambulância para o distrito.

O recapeamento foi iniciado pela rua Machado de Assis. Confúcio Moura, o prefeito Ranieri e os deputados estaduais, Luizinho Goebel, Laerte Gomes, Edson Martins, Só na Benção, Cleiton Roque e Eurípedes Lebrão (PTN); e o deputado federal Lúcio Mosquini acompanharam o início dos trabalhos.

O governador ressaltou que os deputados Luizinho e Laerte destinaram R$ 700 mil de emenda parlamentar para a compra de material asfáltico, para o DER executar a obra com maquinário e servidores próprios. “O DER tem cerca de 600 máquinas e equipamentos próprios. A maior empresa de Rondônia não chega nem perto do DER. Por isso temos condições de oferecer esses serviços. Os impostos pagos pelo contribuinte são devolvidos à população em forma de benefícios. Essa é a função do administrador”, afirmou.

O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, salientou que o Departamento tem importância imensurável para a população. “Não há desenvolvimento se não houver estradas. As crianças precisam estudar. O agricultor necessita escoar sua produção. As pessoas precisam se locomover. O DER tem essa missão de extrema necessidade e cumpre seu papel”, disse.

Para o prefeito Ranieri Luiz, o homem do campo é a mola propulsora da economia, e o DER é quem dá sustentabilidade ao produtor rural. Ele disse que a prefeitura tem dificuldades para manter a cidade em ordem, mas o governo abriu as portas e tem colaborado com todas as ações, como o recapeamento de nove quilômetros de pavimentação urbana. “O governo de Rondônia tem sido um pai para Alvorada”, assegurou o prefeito.

Morador do distrito de Tancredópolis, Gervásio da Vitória,] pediu o microfone para agradecer ao governador pelo asfaltamento de quatro quilômetros de ruas na localidade. “Outros governadores prometeram, mas nunca cumpriram. Você prometeu e a empresa está concluindo a obra”, elogiou Gervásio.

Representantes do município, os deputados Luizinho e Laerte Gomes destacaram a parceria política que resulta em benfeitorias para Alvorada. Para Luizinho, o peso que uma pessoa não levanta, dois conseguem erguê-lo. “Se Alvorada está melhor, é porque o governo está presente”, apontou.

Laerte enfatizou que essa parceria com a junção de emendas parlamentares para fazer o recapeamento de ruas em Alvorada é apenas o início dos benefícios para o município. No entendimento do deputado Lebrão, se não fosse a atuação direta do DER em parceria com as prefeituras, os municípios estariam em dificuldades ainda maiores.

A parceria do Legislativo com o governo foi destacada pelos deputados Só Na Benção e Cleiton Roque, enquanto Lúcio Mosquini enalteceu o apoio do DER ao homem do campo; e disse que Rondônia é um estado agrícola e que suas riquezas estão na terra.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Emanuel Alencar