AMAZÔNIA LEGAL

Governadores da Amazônia participam da COP 28 com debates sobre meio ambiente e mudanças climáticas

08 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a COP 28, os governadores estarão participando de painéis visando se estabelecer parcerias em projetos sustentáveis na Amazônia

Os governadores da Amazônia que integram o Consórcio Amazônia Legal (CAL) participam da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, a COP 28, que segue até o dia 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A conferência do clima, que tem como objetivo discutir questões relacionadas ao meio ambiente e as mudanças climáticas, ocorre em um momento crucial para a região amazônica, que enfrenta uma série de desafios ambientais.

Os governadores da Amazônia buscam fortalecer a atuação conjunta em prol da conservação da floresta amazônica e da implementação de políticas de desenvolvimento sustentável na região. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o Estado de Rondônia está empenhado em buscar soluções concretas no combate ao desmatamento ilegal, um dos principais problemas enfrentados na Amazônia. E o resultado já começou a aparecer. Em Rondônia, entre os meses de janeiro e setembro de 2023, a área desmatada foi a menor em seis anos, reduzindo 73%, e ao mesmo tempo, o Estado manteve a produtividade, se posicionando como um grande produtor de alimentos para o Brasil e o mundo”, enfatiza.

COP 28 reforça políticas efetivas de preservação da Amazônia

Durante a COP 28, os governadores estarão participando de diversos painéis e eventos paralelos, nos quais terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios e propor soluções para a conservação da Amazônia com o intuito de estabelecer parcerias e obter recursos para a implementação de projetos sustentáveis na Amazônia. A presença dos governadores da Amazônia é fundamental para chamar a atenção nacional e internacional sobre a importância da região e sua preservação, bem como o papel-chave que desempenha na promoção de políticas ambientais, com a implementação de medidas de conservação, combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável em seus respectivos estados.

Assim, a participação ativa dos governadores da Amazônia na COP 28 é um passo importante na busca por políticas efetivas de preservação da Amazônia e de combate às mudanças climáticas. Espera-se que, por meio do diálogo e da cooperação internacional, sejam estabelecidas metas e ações concretas para a proteção da floresta amazônica, assegurando seu futuro e de toda a humanidade.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Daniela Luquini e Centro de Mídia COP 28 - UAE

Agricultura, Agropecuária, Água, Cerimônia, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade