Governo de Rondônia
27/04/2024

PRODUTORES RURAIS

Gestores das entidades de assistência técnica do país trocam experiências com produtores rondonienses

22 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os visitantes trocaram experiências com os produtores para levar referências para seus estados

Representantes das 28 Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do país, participaram no município de Cacoal, de atividades realizadas em unidades produtivas de Rondônia assistidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO). O grupo está acompanhado das diretorias da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer); Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), e Empresa Brasileira de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Embrapa).

As equipes participaram em Rondônia da 65ª Assembleia-Geral Ordinária da entidade, e visitaram a área de produtores indígenas no Território Sete de Setembro, propriedade referência em sustentabilidade de café, pecuária leiteira, entre outras. Os visitantes trocaram experiências com os produtores para levar referências para seus estados.

Propriedade indígena Sete de Setembro é referência em cafeicultura sustentável

Para o presidente da Asbraer, Natalino Avance de Souza, a dinâmica de campo está sendo fundamental para fomentar discussões de fortalecimento da Ater, com órgãos como a Anater e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), e efetivar políticas públicas mais eficazes para a transformação na vida rural. “A nova dinâmica criada permite ao grupos de todo Brasil conhecer, na prática, os serviços de assistência técnica e extensão rural em cada estado”, disse Souza.

A diretora técnica da Anater, Loroana Santana, destacou o valor de conhecer diversas experiências exitosas, tanto na pauta da Ater indígena, como na cafeicultura, onde está sendo agregado valor ao produto, bem como, em várias pontas onde existe a prática de assistência técnica e extensão rural. “Percebemos casos de transformação de realidades, o que mostra a importância da assistência técnica sendo bem efetivada”, enfatizou Santana.

Vivenciar as práticas de assistência técnica em cada estado contribui para o fortalecimento da agricultura familiar

A chefe-geral da Embrapa em Rondônia, Lúcia Helena de Oliveira Wadt, frisou como a troca de experiências entre os serviços de extensão e pesquisa são relevantes. “Observamos que a assistência técnica vem transformando a qualidade de vida dos produtores, levando cada vez mais, melhorias para as unidades familiares do Estado, que se mostram bastante receptivas às tecnologias apresentadas a elas”, contou Wadt.

AGRICULTURA FAMILIAR

Para Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO e vice-presidente nacional de assistência técnica e regularização fundiária da Asbraer, receber os representantes das entidades no município, poder mostrar toda potencialidade de Rondônia e o quanto o Estado é produtivo, é um privilégio. O presidente da Emater-RO, explicou ainda que, “toda essa conquista vem do grande apoio recebido do Governo de Rondônia que tem muito apreço pela agricultura familiar e não tem medido esforços para fazer chegar às políticas públicas a quem realmente precisa”, assegurou.

Por fim, após conhecer as propriedades assistidas pela Emater-RO e a potencialidade de Rondônia para o desenvolvimento agropecuário, os visitantes deram continuidade ao encontro, discutindo durante a 65ª Assembleia-Geral Ordinária, as propostas para fortalecimento da agricultura familiar, pesquisa e regularização fundiária em todo o país.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cacoal, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo