PATRIMÔNIO PÚBLICO

Frota do DER passa por manutenção para garantir bom funcionamento e continuidade de obras em Rondônia

01 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Manutenção acontece nos equipamentos das usinas e Residências Regionais do DER

Visando assegurar o bom funcionamento dos equipamentos, a continuidade dos serviços prestados e a segurança para operadores e motoristas, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), intensificou a manutenção preventiva e corretiva de veículos e máquinas pertencentes a frota das cinco Usinas de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq) e das 14 Residências Regionais do DER.

O titular da pasta do DER, Elias Rezende, enfatiza que a manutenção tem como objetivo trazer mais eficiência aos serviços prestados pelo Departamento. “Esse trabalho de manutenção preventiva e corretiva, é primordial para evitar inúmeros transtornos, inclusive a paralisação dos equipamentos e das frentes de serviços. Além disso, a manutenção garante maior tranquilidade e segurança aos operadores e motoristas, ao mesmo tempo vinculado ao desempenho das atividades. Tudo isso segue o plano anual de gestão estratégica e as orientações do governador Marcos Rocha, que tem preocupação com o patrimônio público e com os servidores”.

Peças são aprovadas em tempo real pelo chefe de supervisão e manutenção de mecânica

De acordo com o chefe de supervisão e manutenção mecânica, Felipe Santos, as máquinas e veículos passam por um processo de revisão minucioso, garantindo a moralidade, publicidade e eficiência com os gastos públicos. “A minha responsabilidade é licitar a peça e saber se realmente foi utilizada no equipamento. O diretor-geral do DER tem cobrado respeito com o dinheiro público e por isso as ações acontecem com brevidade. A equipe especializada com mecânicos e eletricistas garantem a manutenção com celeridade e economicidade”.

Responsável pelas cotações das peças para máquinas e veículos, o chefe de pátio, da 4ª usina de asfalto do DER, em Rolim de Moura, Roneilton Felix de Jesus, “Roni”, destaca que o governador Marcos Rocha, o vice-governador José Jodan e o diretor-geral do DER, Elias Rezende, tem demonstrado a preocupação com o bem público.

“Dar condições de trabalho e segurança aos servidores é a chave do sucesso para a grande quantidade de obras executadas pelo DER simultaneamente em Rondônia. Nossos veículos, leves e pesados, estão recebendo manutenção que fazem com que o serviço seja executado com qualidade. Vale destacar que a equipe técnica está de parabéns pela agilidade na aprovação e liberação dos processos de aquisição de peças para a manutenção preventiva e corretiva”, explicou Roni.

A assessora técnica do DER, Karina Provate, relata que os equipamentos (máquinas e veículos) são fundamentais nas mais de 35 frentes de serviços que são executadas pelo DER. “São novas obras, manutenções, recuperações e melhorias nos mais de 1.500 quilômetros de rodovias pavimentadas e nos mais de 4.500 quilômetros de rodovias primárias (não pavimentadas). Por isso, a importância de equipamentos revisados e em boas condições de funcionalidade”, finalizou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros