Governo de Rondônia
16/04/2024

ATO DE AMOR

Fhemeron utiliza redes sociais para alcançar doadores de sangue em Rondônia; baixo estoque é preocupante

25 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Daniel Silva é um dos doadores quem fazem parte do grupo de redes sociais

 

Com foco na fidelidade, atração e captação de novos doadores, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) utiliza grupos de WhatsApp para melhorar a comunicação e aumentar as doações de bolsas de sangue. A ideia parte de colaboradores voluntários, juntamente com a equipe institucional.

Atualmente, a Fhemeron conta com dois grupos de mensagens instantâneas, e com a rede social Facebook, para alavancar as doações. Mais de 100 pessoas fazem parte do grupo de mensagem. Com isso, mesmo que esqueça o dia de doar, ou caso tenha alguma dúvida em relação às doações, questão de locomoção, e outros detalhes, a pessoa pode entrar em contato com o Hemocentro.

Grupos nas redes sociais mobilizam para captar novos doadores

O principal objetivo é ter uma comunicação mais eficiente e fazer com que os doadores se sintam importantes e sempre motivados. “Ter uma interação com o doador é de suma necessidade, eles gostam de saber que têm alguém dando atenção, se importando com eles, gostam de serem elogiados, que sejam lembrados quanto aos dias de doações, e fazê-los lembrar de que são peças fundamentais para salvar vidas”, explica a assistente social, Maria Luiza.

João Aramayo é um voluntário e idealizador que ajuda alimentar um dos grupos de redes sociais. A interação e dedicação começaram há dois anos. “Quando criei o grupo, a ideia era deixar o doador fidelizado e tentar acompanhá-lo, sempre deixando o público envolvido, até na captação de novos doadores”.

Com o aplicativo de mensagem, o paciente é mais atencioso para falar com a equipe Fhemeron. “Se nós ligarmos para os doadores, muitas vezes a pessoa não conhece o número, assim, eles não atende. Mas basta mandar uma mensagem via WhatsApp Institucional que somos atendidos na mesma hora”, enfatiza a Assistente Social.

Assis Marques já é doador há mais de dez anos

Daniel Silva é um dos doadores quem fazem parte do grupo de redes sociais da Fhemeron, para ele o grupo é importante para estar sempre atualizado. Hoje ele veio para doar Plaquetas pela primeira vez. “Com o grupo estamos por dentro das novidades e sempre atualizado, lá tem interação, as pessoas são parabenizadas pelas iniciativas, eles avisam sobre o estado em que se encontra Hemocentro, e a situação dos próprios doadores.”

Assis Marques já é doador há mais de dez anos e, agora, que ficou sabendo dessa interação nas redes sociais, gostou da ideia e quer fazer parte do grupo. “Tenho o maior prazer em ajudar as pessoas, agora estou na fila para doar medula óssea também, com o grupo fica mais fácil saber quando doar e interagir com outros doadores”.

A Fhemeron está movimentando os grupos frequentemente, e com o estoque baixo de sangue (O-) o trabalho nas redes sociais está intensificado, servindo como uma ponte para captar mais doadores.

Doar sangue é um ato de solidariedade e amor. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa. Doe Sangue regularmente, uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Tem sempre alguém precisando de você.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

– Basta ter: idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).

Estoque na Fhemeron é baixo

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

– Gripe, resfriado e febre: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas;
– Período gestacional;
– Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
– Amamentação (até 12 meses após o parto);
– Ingestão de bebidas alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo);
– Tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
– Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
– Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
CRITÉRIOS DEFINITIVOS DE IMPEDIMENTO
– Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Caso tenha alguma dúvida você pode contatar a Fhemeron por meio do número(69) 8464-0125, ligação/WhatsApp.

 

Leia mais:

 Igreja mobiliza comunidade para doação de sangue a fim de auxiliar no abastecimento do estoque da Fhemeron

 Hemocentro pede doação de sangue A+ e O- para promover saúde no período de carnaval em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alisom Brito
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo