28/04/2024

SOLIDARIEDADE

Fhemeron reforça a importância da doação de sangue para manutenção do estoque durante período de férias

10 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Doadores podem comparecer até o hemocentro para fazer doação, que é considerada um ato de solidariedade

O incentivo à doação de sangue durante o período de férias está sendo desenvolvido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), que destaca ser fundamental a manutenção do estoque de bolsas de sangue para atender às demandas de hospitais do Estado. No início de cada ano, muitas famílias se deslocam para outras localidades em férias. Esse período passa a ser de desafios para os hemocentros, uma vez que o número de doadores costuma diminuir e, por isso, é reforçada a importância do ato de doar, que pode ajudar a salvar vidas.

Assistente social da Fhemeron, Maria Luísa enfatizou que, além de Porto Velho, os demais pontos de doação instalados nos municípios de Rondônia estão com os estoques em baixa. “Isso ocorre em razão de que, neste mês, boa parte dos doadores tiram férias, e ainda temos um outro agravante, estamos com vários casos de pessoas com gripe. Precisamos de doadores para suprir as necessidades, com todas as tipagens sanguíneas”, esclareceu.

É importante ressaltar que, as doações garantem o abastecimento seguro e contínuo do banco de sangue, a fim de dar suporte aos atendimentos diversos e solicitações das unidades de saúde.

NECESSIDADE

Segundo a assistente social, independentemente do tipo sanguíneo, todas as doações são importantes e as pessoas não devem deixem de comparecer à Fhemeron, para que o estoque de bolsas de sangue possa ser regularizado. “Doar sangue salva vidas, além de ser de extrema importância para atender outras demandas”, ressaltou Maria Luísa.

OUTRAS DOAÇÕES

Na Fhemeron, em Porto Velho, também são realizadas doações de medulas e plaquetas, além de doações especiais para tratamentos contra doenças mais graves. É uma doação diferenciada, em que o doador já está fidelizado e tem um biotipo diferente.

REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DOADOR DE SANGUE

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 69 anos de idade;
  • Pessoas com 16 e 17 anos podem doar, acompanhadas dos pais ou responsáveis legais;
  • Ter peso acima de 50kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • Homem pode doar até 4 vezes ao ano em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulher pode doar até 3 vezes ao ano em intervalos de 90 dias (três meses);
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

• Estar gripado ou com febre;
  • Estar grávida ou amamentando;
  • Estar em tratamento médico;
  • Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
  • Ter tatuagem feita há menos de um ano;
  • Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses; e
  • Ter tido malária nos últimos 12 meses.

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

• Ter tido doença de Chagas;
  • Ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
  • Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco, acrescido para infecções sexualmente transmissíveis.

É obrigatório apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

ENDEREÇO DOS HEMOCENTROS

Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Porto Velho

Rua Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial

Contatos: (69)3216-2234/2204 ou 0800 642 5744

Horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h30; sábado, das 7h15 às 12h.

Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes

Rua Cassiterita, nº 3.613,  Centro

Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná

Rua Vilagran Cabrita, nº 1.440, Centro

Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura

Avenida Cuiabá Nº 5.424, bairro Planalto, ao lado do Hospital Municipal

Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal

Avenida Malaquita, s/nº , bairro Josino Brito, ao lado do Hospital Regional.

Hemocentro Regional de Vilhena

Avenida Jô Sato, nº 405, bairro Nova Vilhena