Governo de Rondônia
20/04/2024

ESTUDOS DE VIABILIDADE

Ferrovia transoceânica é tema de audiência do governador em Brasília

13 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

AudiênciasIMG_1195

O governador Confúcio Moura se reuniu na quinta-feira (9), em Brasília, com o presidente interino da Valec-Engenharia, Márcio Rodrigues, e os diretores de Operação e de Planejamento, Bento José de Lima e Sergio Lobo respectivamente, para buscar informações sobre o andamento dos estudos de viabilidade que começaram a ser realizados sobre a ferrovia transoceânica.

De acordo com Márcio Rodrigues, nesta semana uma comitiva de engenheiros chineses e brasileiros está visitando o trecho do traçado da ferrovia nos estados de Mato Grosso e Rondônia. A viagem foi iniciada no dia 6 de julho na cidade de Campinorte (GO), com programação de encerrar as atividades no próximo dia 15, em Cruzeiro do Sul,  estado do Acre. “Essa primeira missão do grupo é coletar informações básicas do traçado da ferrovia no território brasileiro”, conclui Rodrigues.

Para o diretor de Operação da Valec, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia devem ficar prontos em maio de 2016, e segundo ele é a alternativa para integrar o continente sul-americano de maneira que transformará a relação do Brasil com os países vizinhos.

Confúcio Moura disse que a ferrovia é um desejo histórico dos rondonienses e de todos os estados produtores de grãos que precisam de uma logística de transportes que não seja onerosa. Ele confirmou que está debatendo com alguns governadores uma política comum para os estados produtores de alimentos no Brasil. A intenção é agir em bloco para que o pacote de logística lançado pela presidente Dilma Rousseff possa efetivamente sair do papel.

O projeto ferroviário transcontinental cortará o Brasil de leste a oeste, atravessando a cordilheira dos Andes até chegar aos portos peruanos. Por enquanto, apenas o estudo de viabilidade foi iniciado.  O desenho apresentado pelo Palácio do Planalto pretende facilitar a exportação de matérias-primas do Brasil para o mercado asiático.

Participou também da audiência a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Legislação, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo