Governo de Rondônia
28/04/2024

EXTENSÃO SOCIAL

Extensionistas sociais debatem ações de desenvolvimento e apoio à produção agrícola, em Ouro Preto do Oeste

22 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A extensão social rural é um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural

Profissionais da extensão social da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) estão reunidos no Centro de Treinamento da Autarquia, em Ouro Preto do Oeste, no período de 21 a 23 de novembro, com o objetivo de promover o nivelamento técnico dos profissionais que atuam no campo, orientando os agricultores e suas famílias, no acesso aos programas governamentais de fomento à produção rural, geração de renda e  melhoria da qualidade de vida no campo.

Durante três dias, extensionistas sociais vão debater os métodos de abordagem e as políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar. A extensionista social com mais tempo de atuação na Emater/RO, Irisvone Magalhães afirmou que, “a extensionista  social precisa estar constantemente se atualizando, para aperfeiçoar sua prática e estar afinada com a Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e com as diretrizes do Governo do Estado”.

O objetivo do encontro é promover o nivelamento técnico dos profissionais que atuam no campo

O trabalho da extensão social complementa a assistência técnica ao segmento produtivo agrário, motiva a permanência das famílias no campo e oportuniza novas fontes de renda por meio da educação profissional, quando oferece cursos de processamento de produtos rurais ou até mesmo de administração da propriedade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha se referiu ao trabalho dos extensionistas em comunidades quilombolas, onde há forte atuação de extensionistas sociais e rurais, afirmando que, “as comunidades rurais do Estado encontram os devidos objetivos em comum. O Governo vem apresentando fatores e investimentos em ações para defender o meio ambiente e desenvolver produções sustentáveis, a fim de melhorar a qualidade de vida’’, salientou.

Para a Emater/RO, a sustentabilidade na produção agropecuária é uma prioridade, dentro de uma visão ampla de desenvolvimento rural, onde se busca lucratividade na produção, proteção do meio ambiente e uma organização social que favoreça a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo. Também orienta a juventude rural para a sucessão familiar e organização social em entidades de classe, bem como para o lazer e convivência em comunidade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo