Governo de Rondônia
29/06/2024

ENCCEJA PPL 2023

Exame para certificação de Pessoas Privadas de Liberdade bate recorde de participantes

26 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A realização da prova é gratuita e voluntária, possibilitando a certificação escolar dos privados de liberdade que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo correto

Com o intuito de possibilitar a reinserção social por meio da educação, o Governo de Rondônia bateu o recorde de anos anteriores, com 1.863 reeducandos participando do  Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – Encceja PPL 2023. O exame foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, com aplicação em 39 unidades prisionais, no primeiro dia para o ensino fundamental, com 1.205 participantes; no segundo para o ensino médio, com 658 reeducandos, realizando a prova.

O Encceja PPL é gratuito e voluntário, possibilitando a certificação escolar dos privados de liberdade que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo correto. A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen. 

O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou o trabalho executado dentro das unidades prisionais, para que os reeducandos participem das ações educacionais. “O  Núcleo de Educação à Pessoa Privada de Liberdade – Nued, vem realizando um trabalho de sensibilização, explicando para os internos sobre a importância dos estudos, não somente a escolaridade, mas os cursos de capacitação que a secretaria oferta mediante parcerias; isso gera interesse, e consequentemente, o aumento no número de inscritos”, concluiu.

RECORDE 

O sistema penitenciário possui coordenadores pedagógicos que, junto à direção das unidades prisionais realizam as inscrições dos internos. Sendo aplicado desde 2002, o Inep vem monitorando as provas em todo o país a partir de 2017. Rondônia apresenta um aumento significativo no número de reeducandos realizando o exame, sendo:

  • 2017 – 213;
  • 2018 – 618;
  • 2019 – 664;
  • 2020 – 1.546;
  • 2021 – não houve devido à pandemia;
  • 2022 – 991; e
  • 2023 – 1.863.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo