Governo de Rondônia
28/03/2024

MAIO AMARELO

Estudantes realizam caminhada em prol de conscientização do trânsito em Ji-Paraná

09 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Faixas e cartazes mostraram a importância da conscientização no trânsito

 

Pelo menos 750 estudantes promoveram uma caminhada para chamar atenção das pessoas sobre o trânsito em Ji-Paraná, na terça-feira (7). Os alunos, da escola estadual Aluízio Ferreira, percorreram várias ruas nas cercanias do colégio portando faixas, cartazes e adereços. A ação faz parte das atividades do calendário do movimento Maio Amarelo desencadeado pela Divisão de Educação de Trânsito, da 3ª Ciretran.

A caminhada do movimento Maio Amarelo envolveu cerca de 750 pessoas da escola estadual Aluízio Ferreira

À caminhada se juntaram aos estudantes os professores, técnicos e pais dos alunos. A manifestação atraiu olhares curiosos e de apoiadores, como foi o caso da dona de casa Anita Santos, moradora da rua Caucheiro (antiga T-15), no bairro Nova Brasília.

“A conscientização é uma ferramenta importante, principalmente aos jovens que ainda não estão habilitados a dirigir e, especialmente, às crianças que expressam opiniões verdadeiras,” disse dona Anita, enfatizando que um simples jeito inocente alerta o pai motorista quanto às funções dos sinaleiros nos cruzamentos”.

O mote do movimento Maio Amarelo para 2019 tem a proposta de que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante à vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia.

“A caminhada foi planejada em fevereiro e é parte do projeto de educação para o trânsito da escola”, explica Ricardo Pereira, membro da Divisão de Educação do Trânsito, que é o setor responsável por desencadear o movimento Maio Amarelo em Ji-Paraná.

A ação teve a participação da Polícia Rodoviária Federal

Nesta quinta-feira (9) as ações do movimento ocorrerão em dois momentos em uma das universidades privadas da cidade. Na chegada dos acadêmicos, às 18h45, ocorre um pit stop e às 20h20 haverá uma simulação de acidente.

“Durante o pit stop vamos abordar as pessoas e entregar impressos e outros objetos com informações sobre os cuidados no trânsito. Sobre o simulado a proposta é mostrar as consequências sofridas nos acidentes”, adianta Ricardo Pereira.

O movimento Maio Amarelo em Ji-Paraná terá várias outras ações no decorrer do mês, como atividades físicas, palestras, blitz educativa, gincanas e ações em escolas e com idosos. São parceiros da 3ª Ciretran em boa parte das ações do Maio Amarelo a Polícia Rodoviária Federal, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e o Corpo de Bombeiros.

 

Leia mais:

 Movimento Maio Amarelo é lançado pelo Detran em Ji-Paraná com apelo pela conscientização no Trânsito

 Campanha Maio Amarelo é lançada em Ariquemes para conscientizar sobre a importância de evitar acidentes de trânsito

 Campanha Maio Amarelo é lançada em Rondônia em mobilização conjunta pela redução de acidentes e mortes no trânsito


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Detran
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo