RECUPERAÇÃO

Estradas estaduais da região de Ji-Paraná recebem manutenção com encascalhamento e patrolamento

13 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com a proximidade do final do período das chuvas, a 8ª Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Ji-Paraná iniciou na sexta-feira (10) o cronograma do Plano Anual de Trabalho. Uma equipe foi deslocada para a RO-135 para executar o encascalhamento e o patrolamento de 15 quilômetros da estrada.

ronograma prevê 100% de encascalhamento em todas as rodovias estaduais

O residente do DER em Ji-Paraná, Sebastião Proensa de Souza, Paraná, destacou que desde janeiro a equipe realiza manutenção nas linhas sob a responsabilidade do estado. “Por causa das chuvas, o trabalho é focado na eliminação de atoleiros, recuperação de pontes e correção de trechos deteriorados pelas águas”, explicou Paraná.

Conforme o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, o Departamento tem sob sua responsabilidade direta cerca de dez mil quilômetros de vias não pavimentadas e outros 1.500 quilômetros de rodovias asfaltadas, distribuídas em 14 residências regionais em pontos estratégicos do estado. “Temos um exército com aproximadamente 800 servidores na linha de frente atuando com cerca de 600 máquinas e equipamentos”, destacou Neiva.

Entre os serviços executados até agora, de acordo com Paraná, estão correções com encascalhamento e instalação de bueiros no Travessão N (RO-133), nas Linhas 128 (RO-480), Lh 94 (RO-476), Lh 86, Lh do Km 09, além da Linha 82, estrada que dá acesso às aldeias Arara e Gavião.

A Residência Regional de Ji-Paraná tem sob sua responsabilidade cerca de 500 quilômetros de vias não pavimentadas, além de outros 90 quilômetros de rodovias asfaltadas no município sede e Presidente Médici. Paraná ressaltou que somente no trabalho anual nas estradas não pavimentadas a 8ª Residência Regional do DER conta com uma equipe de cerca de 30 servidores, entre operadores de máquinas pesadas, motoristas e pessoal de apoio, como mecânicos, borracheiros e auxiliares.

Ainda segundo Paraná, o trabalho iniciado na sexta-feira na RO-135 deverá ser concluído em uma semana, e seguirá para a Linha do KM 12, para encascalhamento, patrolamento e limpeza lateral.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Nilson Nascimento