02/05/2024

INFRAESTRUTURA

Estrada vicinal RO 458, em Alto Paraíso, tem todas as pontes substituídas por galerias de concreto

29 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ponte em concreto construída pelo DER

Os moradores da área rural de Alto Paraíso ganharam mais uma benfeitoria na região. Nesta segunda-feira (29), o Departamento de Estrada de Rodagem e Transporte (DER) concluiu a construção  de uma galeria de concreto com 12 metros de comprimento, que substituiu uma antiga ponte de madeira no rio Taboca, na Linha C-85, entre a B-30 e a B-20.

Com essa obra, a RO-458, no trecho que compreende Alto Paraíso ao distrito de Triunfo, teve todas as pontes antigas e comprometidas substituídas por galerias de concretos.

De acordo com o gerente regional do Vale do Jamari,  Antônio Fernando de Lima, desde 2011 o DER está realizando o trabalho de recuperação de estrada e substituição de pontes comprometidas. “Nesta linha, chegamos ao fim. Substituímos gradativamente todas as pontes”, comemora.

O vereador de Alto Paraíso, Geroaldo Ramos, explicou que nessa linha e nas proximidades moram aproximadamente 10 mil pessoas, fazendo dela a grande responsável pelo escoamento dos produtos agrícolas do município, além de permitir o acesso a todas as outras linhas e os distritos de rio Pardo e Triunfo.

Segundo Ramos, a região rural de Alto Paraíso é muito rica em produção agrícola, e pela linha C-85 são escoados café, milho, soja, arroz, guaraná, leite, gado,  peixe, entres outros.

“O governador está fazendo valer, de fato, o direito de ir e vir. A estrada é utilizada para transporte de moradores e de alunos da região, para escoamento das safras e para passagem de caminhões e maquinários agrícolas.  Não tenho nem palavras para agradecer o governo do Estado”, pontuou.

O coordenador do Programa de Edemias, Luiz Claudio Batista, conta que essa ponte tinha mais de 30 anos e no período da chuva era um transtorno para os produtores rurais. “Passaram vários governadores nas duas últimas décadas, mas nenhum olhou e cuidou de nossa cidade como Confúcio”, disse.

FRENTES DE TRABALHO

Mais uma galeria de 16 metros está sendo construída no travessão B-40, em substituição à velha ponte no rio São Francisco, que dá acesso ao garimpo Bom Futuro, BR-364.

Os 40 quilômetros da estrada no travessão B-20, que liga Alto Paraíso ao distrito de Triunfo, estão sendo patrolados; e os pontos críticos cascalhados.

Além das obras em andamento, o governo do Estado repassa anualmente, por meio do DER, recursos do Fhita para manutenção de estradas, asfaltou  10 quilômetros de vias urbanas, sendo  54 ruas; instalou a iluminação no trevo da BR-364, com RO-459 e do trevo da RO-459 com a RO-458.

Texto: Suelly David
Fotos: Residência Regional de Ariquemes do DER