Governo de Rondônia
24/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Escola Móvel de Panificação e Confeitaria inicia curso no município de Candeias do Jamari

29 de janeiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Aula inaugural do curso de formação inicial continuada em Cupcake, Pães Artesanais e Pães Caseiros

Rondônia inovou com a inclusão de escolas móveis profissionalizantes adquiridas em 2021, e este ano abre a programação de cursos por meio da Escola Móvel de Panificação e Confeitaria, em Candeias do Jamari. A aula inaugural ocorreu no sábado (29), com ações que fazem parte do Plano Estratégico criado pelo Governo de Rondônia.

Presente à aula inaugural do curso, o governador do Estado, Marcos Rocha, acompanhado da titular da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, explicou ainda que por meio das Escolas Móveis, o Governo de Rondônia tem o objetivo de expandir a Educação Profissional aos 52 municípios. As estruturas são destinadas a atender quatro eixos: Panificação e Confeitaria,Piscicultura e Frigorífico; Imagem Pessoal e Manutenção de Máquinas Agrícolas.

A aquisição de escolas móveis faz parte da meta do Governo de expandir educação profissionalizante

Em outubro de 2021, foram iniciadas as aulas na Escola Móvel de Máquinas Agrícolas em Ariquemes; em novembro, foram iniciadas as aulas na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura em Pimenta Bueno; também em novembro, foram iniciadas as aulas na Escola Móvel de Imagem Pessoal, em Vilhena.

“Por meio da educação profissionalizante, o Governo quer melhorar a economia das famílias, dando a elas condições para trabalharem com dignidade. Rondônia já tem muitas conquistas, feitos inéditos como a 6ª melhor educação do Brasil e a primeira da região Norte, e vamos avançar muito mais. Por isso, o Governo está investindo nos municípios, a exemplo desses cursos profissionalizantes, e vamos unir as forças para o Estado ser o melhor do país”, disse Marcos Rocha, destacando que o Estado saiu de zero e passou a ter quatro escolas móveis, e deu assim uma guinada na oferta de capacitação gratuita e de alta qualidade aos rondonienses.

PANIFICAÇÃO

Em Candeias do Jamari, os cursos serão de formação inicial continuada em Cupcake, Pães Artesanais e Pães Caseiros. A estrutura móvel é moderna, inclusiva e proporciona um ambiente adequado para a profissionalização.
O curso é destinado a 60 alunos. Gente como a dona de casa Flávia Melo que vê nesta chance o meio para estar capacitada para o mercado de trabalho competitivo .”É um curso bom que veio para nós, no meio de uma pandemia e nós estamos aproveitando a oportunidade que o Governo está dando para nós. Queremos aprender mais e mais”.

Flávia Melo destaca oportunidade de se capacitar

“É muito importante ter essa capacitação profissional. Estávamos mesmo precisando de cursos no nosso município”, disse Maria Aparecida de Oliveira que busca uma inserção no mercado de trabalho.

O pizzaiolo Ítalo Sanches vê no curso a oportunidade de se aperfeiçoar.”Irei aproveitar o máximo possível dos ensinamentos. Além disso, ele vai me ajudar a me certificar, pois como as coisas estavam difíceis eu não conseguia fazer curso por conta própria. Aqui há equipamentos que eu nunca vi muito modernos”, conta ele revelando que no futuro quer se formar em gastronomia.

O prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, destacou que Rondônia está desenvolvendo em diversos eixos e agradeceu pelo curso oferecido aos moradores do município. “Com o curso ofertado pela Escola Móvel, a população fica mais preparada para enfrentar a competitividade no mercado de trabalho, o que gera mais empregos e renda. Fico feliz por Candeias, mas também por todo o Estado está se desenvolvendo em todos os eixos. Rondônia é um estado jovem que caminha a passos largos para o desenvolvimento. Esse  atual Governo está trazendo investimento para todos os municípios”, considera.

AVANÇOS

O avanço que Rondônia tem conquistado na educação profissional foi destacado também pela presidente do Idep, Adir Josefa. “Estamos vibrante de alegria, pois a expansão da educação profissionalizante faz parte do plano estratégico do governo e é considerada

Ítalo Sanches vê no curso oportunidade de se aperfeiçoar

política pública prioritária. É por meio dela que eles conseguem empregar-se ou empreender”, considera.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, reforçou que os números mostram que o Governo de Rondônia mantém o compromisso de ofertar educação profissionalizante, pois em 2021 consolidou cerca de 9 mil matrículas.”Isso mostra que o Governo de Rondônia está levando a educação profissionalizante a sério, investindo cada centavo no cidadão. Educação profissionalizante é caro e Rondônia através dessa ação do Governo passa a oferecer acesso a essa profissionalização”.

Também estiverem presentes na solenidade a secretária municipal de Educação, Maria Conceição Pinheiro, o secretário municipal de Saúde, Valter Queiroz; a coordenadora regional de Educação, Ana Cristina Leandro , procurador geral do Município, Graciliano Sanchez; o ex-prefeito de Candeias do Jamari, Lindomar Garçom, o vereador Jorge Saldanha ; a vereadora Jucilene Moraes;o vereador Edcarlos dos Santos; o vereador Marcos da Hora; o professor do curso Luiz Nazareno; presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), Paulo Haddad; presidente da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Faese), Antônio Francisco Gomes; o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, major PM Emanoel Lourenço.

Presidente do Idep destaca educação profissionalizante proporcionada pelo Governo de Rondônia

ASFALTO

O governador Marcos Rocha aproveitou a visita ao município de Candeias do Jamari para verificar a via por onde o “Tchau Poeira”, projeto destinado ao asfaltamento urbano dos municípios, irá começar em Candeias do Jamari.

Em Candeias do Jamari, será realizado recapeamento do asfalto do perímetro urbano.”Levar infraestrutura é dar mais dignidade para população, e isto está sendo possível porque temos um Governo economicamente equilibrado, que consegue ajudar os municípios”, afirma Marcos Rocha.

“Cadeias do Jamari tem uma eterna gratidão ao Governo de Rondônia por estar recuperando a malha viária, pois que há muito tempo o município pedia socorro”, afirma o prefeito.

“É lama no inverno e poeira no verão, agora com o asfalto será melhor”, afirma a dona de casa Maria Corina dos Santos.”

O município não tem condição, mas o Governo dando essa força, então vai melhorar”, afirma José Carlos dos Santos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo