Governo de Rondônia
20/04/2024

INFRAESTRUTURA

Equipe nacional da CPRM visita Estrada do Belmont para conhecer a situação geológica da via em Porto Velho

13 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O número de veículos que transporta carga pesada pela estrada do Belmont ultrapassa os 800

 

 

Nesta quarta-feira (12) o diretor adjunto do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Diego Souza Aule, se reuniu com o chefe de Projeto da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) em Porto Velho, Amilcar Adamy, e geólogos que fazem parte da equipe nacional da Companhia.

Diretor adjunto do DER Diego Souza Aule

Três geólogos compõem a equipe, Sandra Silva, do departamento Gestão Territorial, chefe do grupo e Júlio Lana de Belo Horizonte- Minas Gerais e Tiago Antonelli de São Paulo. O grupo visitou a estrada do Belmont para conhecer as condições e, posteriormente, apresentar um diagnóstico, mediante parceria, a ser firmada com o governo do Estado. “A Companhia tem uma equipe capacitada que pode ajudar o DER quanto aos projetos de abertura de novas estradas, onde nossos profissionais, que têm expertise nessas áreas, podem fazer análise preliminar, no sentido de informar os tipos de unidades geológicas existentes, o que ajudaria no planejamento do Departamento”, destacou Adamy.

O diretor adjunto do DER disse que a presença da equipe nacional do CPRM foi importante para estreitar uma parceria entre os dois órgãos, pela carência de profissionais nas áreas de geologia, projeto e fiscalização de obras, onde já tem experiência. “Referente a estrada do Belmont, essa parceria nos dará um diagnóstico sobre essa importante via de acesso para empresários e moradores daquela região e pode direcionar o DER sobre a melhor maneira de agir para sanar os problemas existentes”, ressaltou Diego.

Vital Wanderley, geólogo do DER e equipe nacional do CPRM

A equipe de geólogos esteve nos locais onde já aconteceu a elevação de 750 metros da estrada, onde ficam a maioria das empresas distribuidoras de combustível, no trecho próximo ao muro de contenção que apresenta rachadura no solo e acompanhou a distribuição de pedaços de rocha em mais 750 metros, afetados pela cheia deste ano. O trabalho de elevação neste trecho deve ser concluído no prazo de duas semanas.

A estrada é muito utilizada por caminhoneiros que fazem a distribuição de combustíveis, carga e descarga de mercadorias e o escoamento de grãos. O número de veículos que transporta carga pesada ultrapassa os 800. Ao longo da estrada existem várias comunidades, que famílias dependem das boas condições da via.

Estiveram acompanhando a equipe na estrada do Belmont, o coordenador de Planejamento, Projeto, Orçamento de Obras (CPPO) do DER, Uemen Alves Formiga, o geólogo Vital Wanderley, o presidente da 13ª Residência Regional- Porto Velho, Adriano Fortunato e o engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea), Henry Boero.

 

Leia mais:

Obras do Beira Rio em Ji-Paraná avançam com calçamento em paver

Cronograma de força-tarefa é traçado para concluir pavimentação da RO-005 até o final deste ano


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo