Governo de Rondônia
29/03/2024

OPERAÇÃO ESPECIAL

Envasadoras de gás de cozinha são fiscalizadas pelo Ipem

11 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Envasadoras de gás de cozinha de Porto Velho foram fiscalizadas

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem), realizou uma operação especial de fiscalização em envasadoras em gás de cozinha. Durante o mês de junho, foram expedidos nove laudos quantitativos e outros nove de taras, sendo reprovados dois modelos (P-45 e P-20) em virtude de irregularidade apresentada no critério individual (tara gravada para a tara real).

Os produtos foram avaliados pelas Portarias: 225/2009, que estabelece critérios para a determinação quantitativa do conteúdo efetivo de produtos gás liquefeito de petróleo (GásLP) quando comercializado em recipientes transportáveis; e 044/2009 do  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece critérios para a comercialização, indicação quantitativa e metodologia de verificação dos recipientes transportáveis de aço, destinados ao acondicionamento do gás liquefeito de petróleo (GásLP).

De acordo com o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, as ações estão sendo realizadas com o intuito de verificar se o produto está seguindo as indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens. “O erro da tara prejudica a população e temos a intenção de coibir a comercialização de itens que tragam informações em desacordo com a legislação”, destacou Aziz.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool em gel.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277 de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Fiscalização, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo