Governo de Rondônia
27/04/2024

CAPACITAÇÃO

Engenheiros, arquitetos e geólogos do DER participam de curso sobre fiscalização de obras públicas

26 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos do TC fazem esclarecimentos sobre fiscalização de obras

Domingos Sávio faz esclarecimentos sobre fiscalização de obras

Cerca de 50 engenheiros, arquitetos e geólogos do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) do interior e Capital participaram do curso sobre Fiscalização de Obras Públicas, ministrado por técnicos-engenheiros do Departamento de Projetos e Obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O curso foi realizado no auditório do Ministério Público (MP) em Porto Velho, das 8h às 13h30 desta sexta-feira (26),  com abordagem sobre estudos de viabilidade, liquidação da forma do pagamento, cuidados que o ordenador de despesas precisa ter e  modificações admissíveis  no projeto.

O diretor do Departamento de Projetos e Obras do TCE, Domingos Sávio, entende que o objetivo é aprimorar a relação entre as instituições e diminuir quantidade de eventuais erros, como falta de informações  no processo. Nas palestras, o TCE demonstrou aos fiscais do DER os cuidados que eles precisam tomar, desde o início dos projetos até a fiscalização de obras.

“Também apresentamos as possíveis responsabilizações que podem ocorrer quando as fiscalizações não são realizadas corretamente”, destacou o técnico-engenheiro Margus Bilibiu.

Margus Bilibiu frisa que muitos problemas surgem ainda na fase de elaboração dos projetos, quando a ideia ainda é muito solta. “Na hora de executar o projeto não se tem as informações de seu ambiente. Aí, o que foi pensado não é possível executar. O problema, então, está na origem. O estudo anterior é imprescindível”, afirmou.

PALESTRA TC 4Domingos Sávio assegura que o objetivo do TCE não é punir. Disse que o órgão quer a execução das obras de forma correta. “O treinamento visa esclarecer, tirar dúvidas e trocar experiências”, ressaltou. Gerente da Coordenadoria de Obras do DER, Joaquim de Souza disse que o DER propôs o curso e de imediato o TCE se colocou à disposição do órgão. “Precisamos agir da forma correta e o Tribunal está apoiando”, declarou.

O diretor-geral do DER Lioberto Caetano participou da abertura do evento quando destacou a importância do aprendizado com o órgão fiscalizador. “O DER tem um quadro de engenheiros experientes que cuidam de inúmeras obras nos quatro cantos do Estado. Agradeço ao TCE pela disponibilidade em prestar a orientação aos nossos engenheiros que já são experientes e agregam ainda mais conhecimento”, explanou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Legislação, Obras, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo