20/05/2024

CACOAL

Governo empreende ações de enfrentamento e combate às drogas

02 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

3

Voluntária distribui material informativo

Após a passagem do dia 26 de junho, instituído como o Dia Internacional de Combate às Drogas pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma equipe da Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz) organizou um Pit Stop na manhã desta quarta-feira (02) no município de Cacoal.

A ação teve como objetivo orientar a população sobre os riscos e os males que as drogas trazem para o ser humano e para o ambiente familiar. A principal abordagem foi a importância da união e do apoio da família, tanto na prevenção quanto no tratamento da dependência química.

“A orientação é uma maneira de alertar a comunidade que o perigo está por perto. Hoje muitas famílias são destruídas pelas variedades de drogas que existem. Esta campanha é uma forma de orientar e prevenir as famílias. Precisamos mostrar que o afeto, o amor e a união são necessários para manter um bom ambiente familiar”, destacou o pastor Frank Real, da 1ª Igreja Batista de Cacoal. O pastor também enfatizou que grande parte dos usuários se rendem ao mundo das drogas após vivenciarem algum tipo de problema familiar.

E é com o objetivo de fortalecer os laços familiares e despertar principalmente nos pais a necessidade de cultivar momentos de qualidade com seus filhos que a Sepaz lançou a campanha “Acolha seu Filho”. Diversos materiais informativos e adesivos da campanha foram entregues durante o Pit Stop, realizado no semáforo da Av. Porto Velho, no centro de Cacoal.

“Percebemos que neste governo nasceu uma preocupação em relação ao combate às drogas. Antes as igrejas lutavam e faziam esse trabalho sozinhas, mas hoje o Governo do Estado mostra a preocupação com a prevenção e o tratamento de usuários de drogas. O governo tem nos apoiado e isso é importante para toda a sociedade”, agradeceu o pastor Frank Real.

Em Cacoal, a Igreja Batista apóia a Fundação Vida Nova, que acolhe usuários de drogas. Nos últimos dias, a Fundação recebeu um veículo do Governo de Rondônia que contribuirá com suas ações.

1

Orientação sobre a prevenção ao uso de drogas

Também em Cacoal, teve início esta semana a construção do Centro de Referência em Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad). O Centro contará com uma equipe multidisciplinar para atendimento humanizado àqueles em situação de abuso ou dependência química e seus familiares. Isso com a proposta de oferecer intervenção psicossocial para o fortalecimento do processo de recuperação, encaminhamento à rede de serviços, atividades motivacionais, objetivando a adesão ao tratamento e às ações para a reinserção social.

“O principal objetivo do Crepad é acolher e motivar o usuário a permanecer e enfrentar o tratamento, oferecendo acompanhamento também para os seus familiares. Seja através de terapia comunitária, atendimento psicológico, grupos de auto ajuda e o que for preciso para que todos superem juntos esse problema” destacou Ademir Costa, assessor técnico da extensão da Sepaz em Cacoal.

2

Para o pastor Frank Real, “a orientação é uma maneira de alertar a comunidade que o perigo está por perto”

Mais ações

Além da construção do Crepad e da parceria com a Fundação Vida Nova, foi assinada no dia 20 de junho, em Cacoal, a ordem de serviço para a construção da ala feminina da Comunidade Terapêutica Abisai, que vai atender trinta e cinco mulheres da região. A ordem de serviço inclui a construção de auditório, salas para atendimentos especiais, consultórios e alojamentos confortáveis. Na ocasião, foi assinado ainda um contrato de prestação de serviços de acolhimento de pessoas com transtorno decorrente ao uso e abuso de álcool e outras drogas, com a mesma instituição, na ordem de R$170 mil reais.

Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Giliane Perin