FORMAÇÃO

Encontro Pedagógico de Instrutores de Trânsito do Estado de Rondônia é realizado em Jaru e Ariquemes

22 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O II Encontro de Instrutores de Trânsito é promovido pelo Detran nos municípios de Jaru e Ariquemes

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO realiza de 20 a  23 de junho, o II Encontro Pedagógico de Instrutores de Trânsito do Estado de Rondônia, nos municípios de Jaru e Ariquemes, com o objetivo de aprimorar e elevar o nível de formação dos condutores por meio da capacitação de professores, nos Centros de Formação de Condutores de Rondônia – CFCs. O encontro é promovido pela Diretoria Técnica de Habilitação – DTH, e conta com a presença do diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes; da diretora Técnica de Habilitação – DTH, Aline Lima Pinto e do controlador Regional de Trânsito, Francisco Carlos da Silva Nascimento.

A equipe da Escola Pública de Trânsito – EPT da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran de Jaru, esteve presente no evento destacando a importância do instrutor de trânsito na formação do aluno e seus reflexos no trânsito. Participam da formação 65 instrutores de Jaru e 86 de Ariquemes.

CAPACITAÇÃO

Os conteúdos apresentados no II Encontro Pedagógico são ministrados pelos pedagogos e psicólogos da EPT, com base em metodologia ativa, que envolve os instrutores em discussões dialógicas e palestras com abordagem dos seguintes temas:

• Planejamento: passo a passo para aulas teóricas e práticas mais eficientes, conforme anexo I, item 1.6 da resolução 789/2020;
  • Legislação de Trânsito: atualização de resoluções e Código de Trânsito Brasileiro – CTB; alterações e atualização do Manual de Exames e Manual de Procedimento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Encontro de Instrutores promove a capacitação profissional, desenvolvendo e ampliando a capacidade de melhorias do desempenho profissional. “Através de discussões, diálogos e palestras, são ofertados  conhecimentos  que aprimoram e elevam a qualidade na formação dos condutores, resultando em um trânsito mais seguro para todos”, salientou.

FORMAÇÃO CONTINUADA

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes, destacou, “nossa missão é contribuir para a formação continuada dos profissionais que trabalham nos Centros de Formação de Condutores – CFCs, proporcionando-lhes novos conhecimentos e técnicas que aumentem sua confiança, comunicação e liderança. Assim, podemos oferecer aos futuros condutores uma formação de qualidade, que os torna conscientes da importância de respeitar a vida no trânsito”, afirmou

O II Encontro Pedagógico é executado pela Controladoria Regional de Trânsito – CRT do Detran, que tem como um de seus compromissos, a capacitação dos profissionais de trânsito, conforme estabelecido na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 514 de 18 de dezembro de 2014. A formação aconteceu também nos municípios polos de Cacoal e Rolim de Moura, e no mês de julho, vai acontecer em Porto Velho.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente

Capacitação, Economia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito