SEGURANÇA

Encontro em Guajará-Mirim discute o combate à criminalidade na faixa de fronteira

02 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG-20150430-WA0004Com o objetivo de discutir os problemas da Segurança Pública na região de fronteira, a Gerência Especializada em Segurança de Fronteira, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou nesta semana na câmara de vereadores de Guajará-Mirim, a 8ª Reunião de Segurança de Fronteira com representantes de órgãos governamentais, autoridades civis e militares.

No encontro foram traçadas algumas metas, com foco integrado entre as forças no combate ao contrabando, crimes ambientais, tráfico de drogas entre outros delitos. A reunião com os representantes do Município foi sugerida pelo secretário-adjunto de Segurança, coronel César Adilson Bandeira, que encaminhou uma proposta para a prefeitura para a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

“Em caso de necessidade, através da coordenação do prefeito  e de  um integrante de sua  equipe sendo secretário executivo desse gabinete, ele vai reunir as pessoas necessárias para a resolução. As vezes não é um problema de Segurança Pública , a exemplo de uma calamidade pública, mas através do Gabinete de Gestão Municipal  ele irá acionar todos os entes envolvidos para resolver o problema, disse ele”.

O secretário-adjunto explicou ainda que câmeras de segurança devem ser instaladas para facilitar à atuação das polícias no combate a criminalidade “O processo de licitação já está em fase de licitação. Eu acredito que até o final de 2015 seja possível instalar em Guajará Mirim  um sistema de monitoramento”.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira