Governo de Rondônia
04/12/2024

CAPACITAÇÃO

Encontro de Servidores do Detran-RO, em Ji-Paraná proporciona capacitação e integração entre colaboradores

04 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O evento buscou capacitar os participantes a lidarem de forma mais eficaz com os desafios diários

Fortalecendo a comunicação interna por meio da inteligência emocional, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) participaram nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro de aperfeiçoamento profissional durante o II Encontro de Servidores – Eu faço parte desta história. O evento, alusivo aos 38 anos da Autarquia, reuniu 700 servidores de todo o estado, e aconteceu em Ji-Paraná.

As dinâmicas fortaleceram a comunicação e o trabalho em equipe

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A capacitação foi executada por uma escola de negócios, pessoas, liderança e gestão, com o objetivo de proporcionar aos colaboradores um conjunto de habilidades fundamentais para fortalecer a comunicação interna, otimizar o trabalho em equipe e desenvolver uma visão positiva de futuro. 

A palestrante Lediane Pereira descreveu o Encontro de Servidores como um momento memorável. “Estamos muito felizes em proporcionar aos colaboradores deste importante Departamento de Trânsito, uma capacitação em inteligência emocional; ferramenta de autoconhecimento que, os ajudará a oferecer um atendimento, ainda melhor, ao público. Eles puderam adquirir habilidades essenciais para fortalecer a comunicação interna, aprimorar o trabalho em equipe e desenvolver uma visão positiva de futuro”, destacou Lediane.

De acordo com o treinamento, a autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos são os principais atributos que compõem a Inteligência Emocional, permitindo que a pessoa lide melhor com situações desafiadoras de maneira eficaz e construtiva, superando atitudes, crenças e hábitos negativos, tendo consciência do que falamos e como falamos, resultando na construção de relações saudáveis.

AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES

O assessor da Coordenadoria de Veículos e Vistoria, Saimon Flores, ressaltou a importância do encontro para promover um contato mais informal entre os servidores. “O intercâmbio de ideias e uma melhor compreensão das realidades enfrentadas nas diferentes regiões de Rondônia, é o que enriquece o trabalho de todos.”

Para a agente em atividades administrativas, Ana Claudia Borba, o treinamento ofereceu a oportunidade de lidar de forma mais eficaz com os desafios diários, utilizando inteligência emocional e uma comunicação clara. “Quanto mais a gente se conhece, passamos a nos entender,  nos relacionamos melhor, e crescemos,”pontuou.

O gerente de treinamento da Coordenadoria de Capacitação e Qualificação Pessoal (Cquali) do Detran, Maicon Peres, ressaltou que, a expectativa em participar do Encontro era alta. “O Detran-RO vem numa pegada de atualização, inovação e cuidado com o servidor”, afirmou.

A organização do evento ficou a cargo da Diretoria Geral do Detran-RO, com o apoio da Divisão de Cerimonial e da Cquali.

O diretor-geral do Departamento, Sandro Rocha destacou que, o II Encontro de Servidores foi um momento de celebração da história da Autarquia, “mas também foi uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Geovani Berno e João Muniz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Educação, Evento, Governo, Infraestrutura, Legislação, Municípios, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo