Governo de Rondônia
25/04/2024

CAFÉ

Emater Rondônia reforça assistência técnica e potencializa a cafeicultura

28 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O produtor João da Luz agora comercializa seu café moído em sua agroindústria familiar

A cafeicultura chegou a Rondônia com a colonização, e as primeiras sementes plantadas no Estado foram da espécie Coffea arábica, trazidas pelos primeiros migrantes vindos do Paraná, dizem os moradores antigos da região Central do Estado, mas se consolidou com a espécie Coffea canephora, que veio pelas mãos de migrantes capixabas.  Esta espécie, resistente a baixas altitudes e mais tolerante a pragas e doenças, dominou os cultivos de todo o estado de Rondônia, e evoluiu para superar em qualidade, até o café produzido em sua região de origem, o Espírito Santo.

É justamente do Espírito Santo que veio o agricultor campeão de Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café rondoniense – Concafé, em 2022. Trata-se do cafeicultor João da Luz, que veio para Rondônia em 1986, ainda recém-casado com a senhora Nilcineia Rubim. O casal se instalou no lote 55 da Linha 12 em Cacoal, e desde o início, a propriedade possui uma produção diversificada com grãos alimentares e criação de gado de leite, café; e mais tarde foi ampliada com a piscicultura e apicultura.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca as ações do Governo do Estado voltadas para a cafeicultura, refletindo positivamente na qualidade do produto. “O Concafé é apenas mais um exemplo do esforço do Governo de Rondônia para incentivar a produção rural e dar visibilidade aos produtos, reforçando, ainda mais a cafeicultura do Estado”, destaca o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

Café Robusta resistente à baixa altitude 

A família do agricultor é assistida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO desde os anos 80, e foi incentivada a mudar as lavouras convencionais, originadas de sementes, para o cultivo de clones. Em 2014, o agricultor recebeu e plantou 2.500 mudas de café clonal, investiu em irrigação, seguiu as orientações técnicas e continuou a renovação da lavoura com mudas clonais. Em 2017 se inscreveu pela primeira vez no Concafé, e já em 2019, conseguiu se classificar em 14º lugar. Em 2021 alcançou a 3ª colocação no concurso, na modalidade café fermentado, levando como prêmio um torrador industrial de café.

VALORIZAÇÃO

A coroação do trabalho dedicado, com esforço e investimento de toda a família, veio com o prêmio de 1º lugar no Concafé 2022. A premiação, um trator cafeeiro cabinado com ar-condicionado, avaliado em R$ 300 mil, foi entregue pelo Governo de Rondônia e patrocinadores na propriedade de  João da Luz, na data escolhida para inauguração de sua torrefadora de café, a agroindústria familiar Café da Luz.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Rayne Andrade
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo