Governo de Rondônia
27/04/2024

CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Emater Rondônia recebe visita da equipe da Controladoria Geral do Estado

04 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Emater/RO oportuniza capacitação técnica adequada aos padrões internacionais de cumprimento de metas e eficiência

O controlador geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino visitou na segunda-feira (3), a sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural –  Emater Rondônia, em Porto Velho. O controlador, que foi recebido pelo diretor-presidente da Autarquia, Luciano Brandão, apresentou sua equipe colocando-se à disposição para atuar junto às necessidades, e amparar a Emater/RO na condução das atividades nas diversas áreas em que atua.

A Emater/RO, que em 2016 migrou sua personalidade jurídica para entidade autárquica, integrando oficialmente a administração do Governo Estadual, tem se alinhado cada vez mais, com as atividades de entidade pública na condução das áreas contábil, financeira, econômica, patrimonial e administrativa, primando pela transparência e controle social. Para isso tem oportunizado aos seus colaboradores a capacitação técnica administrativa, em parceria com as demais unidades governamentais, a fim de promover um controle adequado aos padrões internacionais de cumprimento de metas e eficiência.

Exemplo disso foi a recente capacitação no modelo de estrutura de controle interno de riscos, denominado Coso, da sigla americana The Comitee of Sponsoring Organizations, que vem sendo aplicado pela Controladoria Geral do Estado – CGE, que já ministra o treinamento às demais secretarias e entidades estaduais. “A Emater/RO ao longo desse últimos anos, vem se adequando à nova forma de administrar e hoje, podemos dizer com certeza, que somos uma das entidades públicas mais polarizadas no Estado, estando presente nos 52 municípios, com 85 unidades administrativas”, enfatizou Luciano Brandão.

GESTÃO E TRANSPARÊNCIA

Para o governador Marcos Rocha, o governo tem se empenhado no fortalecimento da CGE e abre portas para a entrada de tecnologias que oferecem mecanismo de controle, modernizem a gestão pública e garantam uma administração transparente e comprometida com o interesse público. “A Controladoria Geral do Estado é um órgão de extrema importância nas atividades de auditoria governamental, correição e ouvidoria, para garantir, não somente a integridade do Estado e mantê-lo firme no combate à corrupção, mas também para que possamos gerir os recursos públicos com responsabilidade e levar o desenvolvimento às áreas de saúde, educação, segurança pública e agronegócio”, ressaltou.

Durante a sua visita pela Emater/RO, o controlador José Abrantes falou que a Autarquia é uma das quatro entidades que estão se engajando nessa nova forma de administrar, e se colocou à disposição para dirimir dúvidas e colaborar no que for preciso, para fortalecer cada vez mais os órgãos que compõem o Governo do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Rayne Andrade
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo