Governo de Rondônia
27/04/2024

COMPROMISSO

Emater Rondônia fortalece procedimentos contra atos de corrupção com adesão ao Plano de Integridade do Estado

08 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A Emater/RO já se prepara para elaboração do plano

A adesão da entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO ao Programa Rondoniense de IntegridadeProin representa um avanço para a Autarquia, que vem adequando sua gestão para o modelo de administração pública moderna. A Emater/RO tem se aperfeiçoado na forma de administrar e para isso, tem contado com o apoio de órgãos do Governo, a exemplo da Controladoria-Geral do Estado – CGE, que tem se colocado à disposição para essa adaptação da entidade.

O Proin faz parte do Plano de Integridade Rondoniense, que prevê um conjunto de diretrizes, políticas, procedimentos e ações concretas no intuito de prevenir, detectar e tratar quaisquer atos de corrupção dentro da administração pública, além de outros desvios, como a falta de conduta ética dentro da administração. O diretor-presidente da Emater/RO, Luciano Brandão destacou que, “o objetivo de buscarmos esse apoio junto à CGE é garantir uma administração ética, transparente e promover a mudança cultural necessária. Para haver mudanças é preciso mudar atitudes”, pontuou.

O objetivo é garantir uma administração ética, transparente.

Para executar o Programa Rondoniense de Integridade é preciso passar por quatro fases: aderir e designar a equipe que vai conduzir o processo na entidade; elaborar e validar as ações que serão desenvolvidas; fazer o levantamento da gestão de risco e monitorar as ações. A Emater/RO já passou da primeira fase e se prepara para  a elaboração do plano, para isso contará com o apoio da equipe técnica da CGE, que estará acompanhando todo o processo.

“O Proin não é um projeto e sim um programa, por isso não tem fim. O processo de mudança cultural também é contínuo, não se muda o que não se conhece”, explicou Diego Muzuco Baylão, auditor da CGE que, junto com o diretor de Integridade, Luiz Afonso e o assistente de Controle Interno, Anderson Marcelo Ferreira, fizeram a apresentação do programa aos gestores da Emater/RO.

Para o governador Marcos Rocha, o Plano de Integridade Rondoniense é essencial para a consolidação de uma gestão pública íntegra e eficiente, que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado e gerar a confiança da sociedade nas instituições governamentais. “Ao aderir ao Proin, a Emater/RO está promovendo a transparência e a ética em sua administração. Essa atitude só reforça a importância da integridade como princípio norteador da administração pública, pois é com transparência e ética que conseguiremos construir uma gestão voltada para todos os cidadãos rondonienses”, destacou.

A adesão ao Programa Rondoniense de Integridade foi oficializada na sede da Emater/RO, em Porto Velho, com a presença do diretor-presidente da Emater, Luciano Brandao, do controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino e das equipes da CGE e da Emater/RO, responsáveis pela elaboração do plano.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes e Rayne Andrade
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo