TRABALHO
02 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia
Desde 31 de agosto de 1971, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) se dedica a promover o bem-estar econômico e social das famílias que tiram seu sustento do campo. São 53 anos de instalação, marcando presença nos 52 municípios de Rondônia, com 85 unidades operacionais atuantes, e reconhecida como uma das maiores alavancas ao desenvolvimento agroambiental sustentável no estado.
A Emater-RO sempre ganhou destaque pela diversidade de atuação nos mais diversos segmentos sociais e econômicos para o desenvolvimento agropecuário. Todo esse trabalho vem trazendo resultados à produção familiar e permitindo aos produtores rurais se igualarem na capacidade produtiva de qualidade e excelência na produção. Ao longo desses anos, com a contribuição expressiva da Emater-RO, a produção de Rondônia ganhou projeção em nível nacional, com destaque para o café, o cacau e o peixe, que carregam o selo de identificação geográfica, além de vencerem concursos renomados de qualidade no país e despontar nos grandes mercados internacionais.
Para o governador do estado, Marcos Rocha, a função que a Emater-RO desenvolve no estado é primordial para impulsionar o setor agropecuário. “Rondônia tem um setor produtivo forte, com destaque em diversas áreas como o café, cacau, a bovinocultura, piscicultura, entre tantos outros, e com a Emater, temos potencial para avançar mais”, enfatizou parabenizando à Autarquia pela passagem do seu aniversário.
CAPACITAÇÃO E TECNOLOGIA
A Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural investiu e continua investindo na força da capacidade humana. A aceleração na implantação de tecnologia para vencer os desafios que foram se apresentando fortaleceu os laços com a agricultura familiar sem perder a sua essência. Exemplo disso, é a Capacitação em Serviços de Ater (Capes). “A Capes oferece um sistema continuado de capacitação para técnicos e produtores, que podem participar de cursos, palestras, conferências e reuniões em um número muito maior de pessoas com um custo logístico e financeiro mais reduzido”, explica o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.
O Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater), utilizado pela Emater-RO para gerar e agilizar o acesso às informações sobre a agricultura familiar, também tem sido exemplo de modernização nas atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater). O Sigater é um sistema de banco de dados que vem sendo consolidado no estado de Rondônia e fora dele, com um atendimento rápido e em tempo real, trazendo mais eficácia nas informações lançadas. “Hoje, esse sistema está sendo copiado por diversas emateres do país e já se pensa em uma consolidação através de um sistema único de ater (Suater) capaz de reunir todas as informações dos sistemas do Brasil”, evidenciou Brandão.
EXTENSÃO RURAL
O fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural tem levantado o desafio de consolidar o que se passou a chamar de agricultura 5.0, ou seja o desenvolvimento de processos que envolvem a utilização de ferramentas de inteligência artificial e análise de dados diários.
Os serviços de assistência técnica e extensão rural também seguem por esse caminho e buscam na inovação tecnológica, investindo fortemente em projetos de ponta.
A implantação de programas como a Consultoria Técnica em bovinocultura leiteira (Consultec-Leite), para desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do leite no estado, tem se amparado na tecnologia para levar melhorias na qualidade de vida da família rural, incentivando o aumento da produção leiteira utilizada à produção e ao número de animais do rebanho.
O programa Degusta Café 80+ incentiva produção de café com mais qualidade técnica e cultivos de grão, que atinjam pontuação superior a 80, por meio de demonstração de métodos do perfil de torra dentro da propriedade da família, para que ela possa conhecer melhor o seu café e fazer os manejos necessários para qualificar a produção e o produto final. Rondônia tem café premiado em várias partes do país, e por meio do programa, pretende-se fazer com que novos cafeicultores também possam alcançar a excelência.
Os produtores de peixe em cativeiro, também ganharam um incentivo para melhorar a produtividade. Com programa Peixe Saudável, o laboratório móvel vai até as propriedades piscicultoras e beneficia o produtor familiar, barateando os custos das análises de água e do licenciamento ambiental para manter a qualidade e legalidade de suas atividades.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E SUSTENTABILIDADE
A Emater-RO trabalha o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que é uma iniciativa que visa regulamentar e recuperar áreas degradadas protegidas por lei, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais (RL) e áreas de Uso Restrito (UR). Através dos serviços da Autarquia, são priorizadas iniciativas de apoio aos agricultores familiares nos processos de adequação ambiental dos imóveis rurais, incluindo nesse âmbito, tecnologias e práticas de produção sustentáveis nas áreas de uso alternativo do solo.
Além desses programas, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia vem consolidando suas ações de apoio ao agricultor familiar, atendendo suas demandas e priorizando produções de qualidade e competitividade no mercado. Dentre os incentivos, a cultura do cacau, cuja produção foi resgatada pelo estado e começa a despontar entre os melhores cacaus dentro e fora do país.
DIVERSIDADE ECONÔMICA E SOCIAL
Outros programas também são priorizados, visando o fortalecimento da agricultura familiar, com o objetivo de promover a diversidade econômica e contribuir em programas de minimizam os problemas sociais do país. O incentivo à agroindústria, por exemplo, busca o crescimento econômico da família rural por meio de beneficiamento e comercialização de produtos de qualidade.
O Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA) tem função no combate à fome do país. Além de garantir a compra direta de produtos da agricultura familiar, o alimento arrecadado é distribuído às famílias de vulnerabilidade social.
Para que tudo isso possa funcionar com efetividade, a Emater-RO contou com o engajamento do governo estadual, emendas parlamentares e parcerias. Nestes últimos dois anos, conseguiu reestruturar suas unidades operacionais, promover reformas, e adquirir equipamentos para melhor atendimento à família rural, como drones, veículos, tablets, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros, visando, tanto o bem-estar de seus colaboradores como um atendimento de qualidade às famílias no campo.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Agricultura, Agropecuária, Ciência, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Piscicultura, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia