Governo de Rondônia
28/04/2024

PROIN

Emater-RO avança para 3ª etapa do Plano de Integridade do Governo

01 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Emater-RO aderiu 100% ao Programa Rondoniense de Integridade

Para dar continuidade à adequação da gestão para um modelo de administração pública moderna, instituído pelo Governo Estadual, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) reuniu os servidores em uma palestra com a equipe da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE/RO), para compartilhar as ações desencadeadas pela Autarquia na prevenção à corrupção, e ressaltar a importância do Programa Rondoniense de Integridade (Proin), na terça-feira (27). A Autarquia aderiu a 100% do Programa, e passa para o terceiro estágio, a fim de trabalhar junto ao corpo técnico a gestão de risco de integridade.

O Proin é um programa do Governo do Estado, que prevê um conjunto de procedimentos e ações, com o intuito de trazer uma resposta estratégica e sustentável à corrupção. Desloca o foco das políticas de integridade para uma abordagem mais efetiva, na busca pela mudança comportamental e para o cultivo de uma cultura de integridade. O diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão explicou que, “são ações que irão detectar e tratar quaisquer atos de corrupção dentro da administração pública, além de outros desvios, como por exemplo, a falta de conduta ética no setor administrativo”, pontuou.

O evento propõe mudança comportamental e cultura de integridade

A adesão da Emater-RO ao Proin representa um avanço para a Autarquia, que tem buscado o aperfeiçoamento na forma de administrar, contando para isso, com o apoio da CGE/RO, no desenvolvimento de cada etapa do Programa.

A Emater-RO passou pelas fases de adesão e designação, e pelo levantamento do cenário atual; agora passa para a terceira fase, a de gestão de riscos de integridade, onde serão priorizados os riscos identificados e as medidas de tratamento a serem aplicadas, com o intuito de mitigar ou controlar esses riscos levantados.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é importante que todos fiquem atentos à criação de medidas de prevenção a atos irregulares, para coibir ações que resultem em fraude ou corrupção. “O engajamento de todos os cidadãos nessa empreitada é importante, e o Governo do Estado tem investido em ações para que possamos fortalecer uma administração íntegra, ética e transparente”, ressaltou.

A adesão ao Programa Rondoniense de Integridade pela Emater-RO fortalece a imagem institucional positiva, conquistada pela Autarquia ao longo de quase 53 anos, o que foi repassado aos servidores durante o evento. “Temos certeza que nossos colaboradores terão muito para contribuir, a fim de que possamos atingir a meta de conduzir nosso trabalho de forma satisfatória para a sociedade”,  destacou Brandão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo