28/04/2024

QUALIDADE

Emater realizou 1º Concurso de Qualidade do Café durante exposição agropecuária de Alta Floresta d’Oeste

03 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O concurso visa incentivar produtores

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater, em parceria com a Associação dos Agropecuaristas – Aagraf, realizou entre os dias 26 e 30 de julho o 1º Concurso de Qualidade de Café Especial com Degustação Popular na 33ª edição da exposição agropecuária de Alta Floresta d’Oeste. O gerente regional da Emater da Zona da Mata, Paulo Henrique afirmou que, o 1º Concurso de Qualidade do Café teve como objetivo a valorização dos produtores de café do município. Além disso, a ideia do primeiro concurso é incentivar os produtores a participarem do maior Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, organizado pelo Governo do Estado. Ao todo, dezesseis produtores se inscreveram no concurso e enviaram suas amostras para avaliação.

Neyber Lourenço foi o vencedor do concurso

A Emater juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, tem incentivado a produção com qualidade do café. “O Governo de Rondônia criou o programa Degusta Café, com demonstração de métodos e práticas para obtenção de bebida do café com sabor e qualidade. A extensionista da Emater, Daniele Dalazen, realizou a torra do café durante a feira e chamou a atenção do público presente com o aroma especial no ar do parque de exposições. Quem visitou o estande da Emater pôde provar a delícia dos nossos cafés”, ressaltou o gerente regional da Emater.

Para o campeão do concurso, o cafeicultor Neyber Lourenço, morador da Linha 47/5, a realização do concurso foi uma excelente iniciativa da Emater. “Não acreditei que poderia ganhar. Meu tio Ismael Lourenço me incentivou a participar e saí campeão. Agradeço a todos os envolvidos no concurso e incentivo os produtores que ainda não participaram de um concurso, que participem. É muito gratificante ganhar”, comentou.

Vencedores do 1º Concurso de Degustação Popular de Cafés Especiais – 2023:

1° Lugar: Neyber Lourenço – Premiação R$ 2.000,00;
2° Lugar: Migliorini – Premiação R$ 1.500,00;
3° Lugar: Alessandra Makurap – Premiação R$ 750,00;
4° Lugar: Maria Aparecida Aruá – Premiação R$ 500,00;
O 5º lugar foi compartilhado por dois produtores que empataram, Tawã Aruá e  Valdir Floriano – Premiação R$ 250,00.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Paulo Henrique, Esio Mendes e Enoque Gonçalves