Governo de Rondônia
23/04/2024

ASSISTÊNCIA

Emater homenageia mães da comunidade rural de Novo Horizonte, em Porto Velho

12 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Recibos de Cadastro Ambiental Rural foram entregues a algumas famílias da área

O final da semana foi especial para as mães da comunidade Novo Horizonte, na Linha C-01, quilômetro 17 da BR 319, em Porto Velho. Com a parceria do programa Mesa Brasil, do Sesc, levando os testes rápidos de saúde preventiva, orientações sobre saúde e distribuição de kits de higiene bucal, brincadeiras para as crianças, e ainda o apoio da Seagri e Semagric, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizou na sexta-feira (11) a confraternização alusiva ao Dia das Mães, comemorado neste segundo domingo de maio.

Segundo o gerente do escritório local Porto Velho, Fábio Dutra, a área é nova e há pouco tempo começou a regularização das terras. “Como tratava-se de uma área de litígio, então nós não tínhamos como entrar para dar a assistência à comunidade. Agora que os lotes começaram a ser regularizados pelo Terra Legal, nós já estamos fazendo o cadastro das famílias, e algumas já estarão recebendo aqui o documento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e futuramente faremos o projeto de crédito para os produtores”.

Coordenando o evento, Ivanete Azevedo incluiu na programação os serviços de corte de cabelo, maquiagem para as mães, e uma oficina sobre reciclagem utilizando caixas de papelão para a fabricação de cestas e embalagens decoradas para presentes. Além disso, com doações de roupas e calçados da própria comunidade, um brechó da Igreja Católica atraiu a vizinhança para os produtos expostos no local. Um café da manhã com pães e frutas foi oferecido para os produtores e o encerramento foi logo após o farto almoço, com o sorteio de brindes para as mães.

Segundo Mônica Alves, presidente da Associação dos Produtores Rurais Novo Horizonte, onde a festa aconteceu, essa foi apenas o primeiro de muitos outros eventos que devem integrar os produtores da região aos serviços da Emater, com as orientações técnicas sobre a agricultura e criação de animais, dando o suporte necessário para o desenvolvimento econômico da área. “A comunidade é muito carente de entretenimento e as mães precisavam desse dia lindo para elas”. Associação contabiliza que 165 famílias na comunidade passam a receber o atendimento da Emater.

Ivanete Azevedo acrescente que uma técnica veterinária está atendendo aos moradores com o receituário para a compra da vacina da brucelose, que a empresa de assistência está em campanha de orientação contra a doença, incluindo a febre aftosa. “Esse é só primeiro serviço aqui com a área legalizada e certamente agora estaremos sempre trabalhando com os produtores locais”.

Maquiagem e cortes de cabelo levantaram a autoestima das mães produtoras rurais

Para a mamãe Ivanildes Costa, 37 anos e três filhos, “ter um dia de princesa é maravilhoso, porque nem sempre a gente tem tempo para se cuidar e isso de fazer as sobrancelhas, maquiar, poder cortar o cabelo, levantou a autoestima das mulheres da comunidade”. Já dona Francisca Ferreira Silva, 50 anos, falar sobre o evento a deixou emocionada. “Não consigo nem falar muito porque já me dá até vontade de chorar. Isso é muito importante para nós, quero todo dia esse tratamento aqui”, disparou. Dona Francisca tem seis filhos, sendo dois adotivos, e trabalha no campo com a plantação de macaxeira, banana, e criação de galinhas e porcos.

E ainda houve quem se beneficiou com a mesma empolgação das mamães, as homenageadas da festa. As crianças participaram as brincadeiras com a equipe de recreação do Sesc, teatro de fantoches, e brincadeiras de interação. “Achei super legal, todo mundo conseguiu aproveitar bastante, agradeceu Anna Clara, 10 anos.

Leia mais:

 Promoção da autoestima na manhã dedicada ao Dia das Mães no Palácio Rio Madeira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo